A pesquisa de palavras-chave é a parte mais importante do SEO.
É ela que vai determinar o sucesso ou o fracasso do seu negócio.
Por isso eu recomendo que você preste muita atenção a essa parte e dedique o tempo que for necessário para pesquisa.
Eu gosto de dividir a pesquisa em etapas, começando com uma lista de palavras iniciais chamadas “sementes” e a partir delas vou aumentando a lista.
Abaixo eu vou lhe mostrar diferentes métodos de construir a sua lista de palavras-chave.
Palavras-Chave Sementes
As palavras “sementes” são as palavras iniciais óbvias com as quais você começa o processo de pesquisa de palavras-chave.
Elas agem como as sementes que você planta para fazer sua lista crescer.
Muitas vezes, as palavras sementes são relevantes para a maior parte do seu site, senão para todo ele.
É aqui que você encontra tópicos nos quais seu público-alvo está interessado.
Esses tópicos ainda não são palavras-chave finais, eles são mais abrangentes e servem de base para o início da pesquisa.
Vamos supor que você tenha um blog de redes sociais, quais seriam os tópicos que as pessoas geralmente pesquisariam relacionados ao seu negócio?
Alguns tópicos que vêm à cabeça são:
- Marketing de redes sociais
- Marketing do Instagram
- Inscritos para YouTube
- Anúncios do Facebook
- Criação de conteúdo
- Influencers
Existem várias ferramentas que você pode usar para ajudar no brainstorming de ideias de palavras sementes gratuitamente.
Pegue uma caneta e um pedaço de papel e vamos começar.
O Método Wikipedia
Wikipedia é uma mina de ouro de pesquisa de palavras sementes.
Ela é a enciclopédia moderna.
Não existe lugar melhor para você encontrar conteúdo sobre praticamente tudo, curado por milhares de especialistas do mundo e todo organizado em categorias.
Para usar a Wikipedia e descobrir ideias de palavras sementes, primeiro, vá para a Wikipedia.org e digite uma palavra-chave ampla.
Por exemplo, “marketing digital”:
Em seguida, procure a seção “Índice” da página. Esta seção lista os subtópicos abordados nesta página.
E alguns dos subtópicos listados aqui são palavras sementes incríveis que seriam difíceis de encontrar de outra forma.
Você também pode clicar em alguns dos links internos na página para verificar o índice de outros tópicos intimamente relacionados.
Por exemplo: em um dos tópicos da página, temos um link para “Search Engine Optimization (SEO)”.
Ao clicar nesse link, você perceberá que o índice da página “Otimização para Motores de Busca” tem ainda mais palavras sementes que você pode adicionar à sua lista.
Lembre-se que essas ainda não são palavras-chave, são tópicos que vão servir como palavras “sementes” para você expandir os assuntos e a pesquisa das palavras-chave finais.
Método Google
Outra maneira legal de encontrar palavras-chave é verificar a seção “Pesquisas relacionadas” na parte inferior dos resultados de pesquisa do Google.
Por exemplo, digamos que um de seus tópicos seja novamente “marketing digital”.
Você pode pesquisar essa palavra no Google e ir até o final da página.
Você encontrará uma lista de oito palavras-chave intimamente relacionadas ao seu termo de pesquisa.
Assim como com o “Google Sugestão”, essas são ideias de palavras-chave que vêm direto do Google.
Então você não precisa se preocupar se eles são populares ou não.
O Google está literalmente dizendo a você: essas são as palavras que as pessoas mais procuram!
Dica: clique em uma dessas palavras-chave relacionadas, abra a nova página e depois role até o final dos resultados. Isso vai lhe dar uma nova lista de palavras-chave relacionadas. Copie as que lhe interessam e repita o processo quantas vezes for necessário.
Planejador de Palavras-Chave do Google
O planejador de palavras-chave do Google foi tecnicamente projetado para campanhas de anúncios do Google Adsense, mas é a fonte mais confiável de informações de palavras-chave online.
Isso porque os dados que você obtêm vêm diretamente do Google, ao contrário da maioria das outras ferramentas.
A grande desvantagem do GKP é que ele foi projetado para ajudar as pessoas com suas campanhas de anúncios do Google, não com SEO.
Mesmo assim, você ainda pode usar o GKP para obter listas de ideias de palavras-chave. E encontrar palavras que têm bastante procura.
Pesquisa em Fóruns
Os fóruns de internet são uma ótima fonte de pesquisa.
Eles reúnem grupos de pessoas com os mesmos objetivos, dúvidas e problemas e você pode pesquisar a qualquer momento.
A maneira mais fácil de encontrar fóruns onde seu público-alvo se encontra é usar estas sequências de pesquisa no Google:
- “Palavra-chave” + “fórum”
- “Palavra-chave” + “fóruns”
- “Palavra-chave” + “board”
Depois de encontrar um fórum, observe como ele é dividido em seções. Cada uma dessas seções são palavras-chave em potencial que você pode adicionar à sua lista.
Para se aprofundar, clique em alguns dos tópicos do fórum para encontrar outros tópicos específicos com os quais seu público-alvo tem dificuldade.
Google e YouTube Sugestões
Agora que você tem uma lista de tópicos, digite cada um deles no Google.
E veja quais termos o Google sugere para você.
Essas são ótimas palavras-chave para adicionar à sua lista.
Por quê?
Porque se o Google sugere uma palavra-chave, você pode ter certeza de que muitas pessoas estão procurando por ela.
Mas você não precisa se limitar ao Google sugestões.
Você também pode encontrar sugestões de palavras-chave com a sugestão do YouTube e do Bing!
Ferramenta Ubersuggest
Ubersuggest é uma ferramenta que faz esse trabalho manual de pesquisar as sugestões do Google, de forma automática.
E recentemente a ferramenta passou por uma grande atualização e agora, além de pesquisar por palavras-chave, você pode espionar os concorrentes.
Além de gerar ideias de palavras-chave a partir das sugestões de pesquisa do Google, ela também fornece dados sobre cada palavra-chave (como volume de pesquisa, CPC, dificuldade de palavra-chave e muito mais).
AnswerThePublic
AnswerThePublic é uma das minhas ferramentas preferidas.
É uma ferramenta muito útil de pesquisa de palavras-chave que gera palavras focadas em perguntas. Para usá-lo, digite uma palavra-chave ampla no campo e clique em “Search”:
A ferramenta vai mostrar as perguntas que as pessoas geralmente fazem sobre o seu tópico.
E como as palavras-chave das perguntas tendem a ser longas, elas são automaticamente palavras de cauda longa!
Você pode classificar os dados por ordem alfabética e fazer o download dos resultados em um arquivo CSV.
O Método Reddit
O Reddit é um dos sites mais utilizados do mundo e provavelmente seu público-alvo deve estar por lá. O que significa que você pode encontrar muitas ideias de palavras-chave nesta plataforma.
Digamos que você queira encontrar tópicos e palavras-chave relacionados ao marketing digital.
Vá para o Reddit e pesquise um tópico amplo no qual seu público-alvo esteja interessado, como “marketing digital” ou algo relacionado.
Em seguida, escolha um “subreddit” onde seu público provavelmente pode estar e preste atenção aos tópicos que têm muitos comentários, como este:
Nesse caso, você adicionaria “gestão de tráfego” à sua lista de ideias de palavras-chave.
Minha dica para agilizar essa pesquisa é usar uma ferramenta de SEO gratuita chamada “Keyworddit”.
Você informa um “subreddit” e ela vasculha o Reddit em busca de palavras e frases que as pessoas usam, classificando essas frases por volume de pesquisa mensal. É uma mão na roda
Google – As Pessoas Também Perguntam
Essa é outra maneira fácil de encontrar palavras-chave de perguntas. Primeiro, procure uma palavra-chave na pesquisa do Google.
Depois, vá para a seção “As pessoas também perguntam” que aparece nos resultados.
Essas são as perguntas mais frequentes que as pessoas fazem sobre o tópico da palavra-chave que você digitou.
E se você expandir uma das perguntas, verá uma resposta e o Google mostrará ainda mais perguntas.
Essa é uma ótima maneira de encontrar tópicos para artigos e entender quais são as principais dúvidas e problemas do seu público-alvo.
Espionando as Palavras-Chave dos seus Concorrentes
Todas essas maneiras de pesquisar palavras-chave são muito úteis, mas essas ferramentas têm suas limitações.
Mas e se você pudesse espionar as palavras-chave que os seus concorrentes já se classificam nos resultados das buscas?
Isso não apenas geraria uma lista longa de palavras-chave, mas palavras que você já sabe que são possíveis de se classificar.
Você pesquisa um site concorrente e descobre uma lista de centenas de palavras-chave em segundos.
Existem várias ferramentas de SEO que fazem a engenharia reversa das melhores palavras-chave do seu concorrente.
A maioria, senão todas, são pagas.
Mas se você já usa Ahrefs, SEMrush ou Moz Pro, já tem esse recurso à sua disposição.
Aqui está um exemplo de como fazer isso usando o Ahrefs.
Informe o site de um de seus concorrentes e clique na guia “Organic Keywords”:
Ele mostrará todas as palavras-chave que seus concorrentes já estão ranqueando.
Clique em “Exportar” para exportar todas as palavras-chave e adicionar à sua lista.
Minha dica é: não se concentre apenas nos concorrentes que estão nas primeiras posições dos resultados, faça a engenharia reversa em sites de concorrentes que não têm muita autoridade de domínio.
Se um site com pouca autoridade está se classificando para essas palavras-chave, significa que elas são mais fáceis de se classificar.
Isso significa que você tem grandes chances de se classificar também.