As palavras-chave servem como a ponte entre os mecanismos de busca e seu site.
Eles pegam as consultas das pessoas e as associam às páginas que melhor respondem a essa consulta.
Elas ajudam um mecanismo de pesquisa como o Google a identificar o conteúdo do seu site, para poder mostrar a página certa para a pessoa certa.
Os mecanismos de pesquisa não sabem do que se trata o seu site.
Para descobrir, eles “leem” seu conteúdo usando rastreadores (crawlers) e analisam para identificar quais palavras-chave são relevantes para uma página.
Por exemplo: digamos que você tenha uma empresa que vende bijuterias femininas.
Usar a palavra-chave “bijuterias femininas” em lugares específicos da sua página ajuda a contextualizar o seu site.
O Google então vai arquivar a sua página em seu “departamento de bijuterias femininas”.
Quando alguém pesquisar por “bijuterias femininas”, o seu site será elegível para aparecer nos resultados das pesquisas.
Assim, a pessoa que está procurando consegue encontrar o site certo para resolver sua dúvida, e o dono do site ganha um novo cliente que dificilmente teria de outra maneira.
Por Que as Palavras-Chave São Importantes
O processo de pesquisa sempre começa com palavras-chave. Sem as palavras-chave seria muito mais difícil para as pessoas encontrarem o seu site.
Quando você otimiza o seu conteúdo para as palavras ou frases que as pessoas procuram, isso ajuda seu site a aparecer nos primeiros resultados de procura.
Aparecendo nos primeiros resultados, você gera mais visitas qualificadas e consequentemente mais vendas e conversões.
Por isso, encontrar as palavras-chave certas que as pessoas procuram é o primeiro passo em SEO. Na verdade, SEO sem palavras-chave não existe.
Mas quando você tem uma lista das palavras-chave certas, pode começar a trabalhar em tarefas importantes de SEO, como a arquitetura do site, definir categorias e produtos, criar posts, conteúdos, páginas de vendas…
Palavras-Chave São Pistas
Imagina se você soubesse realmente o que os seus clientes querem, como você usaria isso para melhorar o seu negócio?
Que importância teria esse conhecimento para sua estratégia de marketing?
O comportamento de busca diz muito sobre a psicologia humana.
No livro “Todo Mundo Mente”, o autor Seth Stephens-Davidowitz compartilha suas descobertas a respeito disso.
Segundo ele, quando estamos respondendo a uma pesquisa feita nas redes sociais ou por empresas de marketing, todos nós tendemos a dar respostas baseados no que achamos que os outros gostariam de escutar.
Mas e quando estamos pesquisando no Google, sem ninguém ver?
A combinação do anonimato nas ferramentas de busca e o acesso imediato a uma infinidade de informações, faz com que as pessoas mostrem exatamente o que estão querendo, sem se preocupar com o julgamento dos outros.
Em sua essência, a pesquisa de palavras-chave é uma ferramenta poderosa de marketing que pode ser aproveitada de muitas maneiras diferentes, não apenas para SEO.
Para obter o máximo das palavras-chave, você deve olhar além da tradução literal e explícita, e pegar as pistas implícitas para obter a verdadeira intenção de cada palavra usada na procura.