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Tipos de Palavras-Chave

Existem basicamente nove tipos de palavras-chave que você pode utilizar para aumentar as visitas do seu site.

Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens.

É muito importante você escolher as palavras-chave certas para não perder tempo e dinheiro.

Antes de lhe mostrar como escolher as palavras certas, primeiro vamos analisar os nove tipos de palavras-chave que você pode segmentar.

A maioria das pessoas foca nas palavras-chave erradas, porque prestam atenção apenas no volume de procura.

Mas é muito melhor adotar uma abordagem mais planejada e inteligente, entendendo os diferentes tipos de palavras-chave que você pode segmentar e quando deve usá-los.

Quer melhorar seu posicionamento no Google? Entenda o que são palavras-chave e transforme seu site em um ímã de tráfego!

1. Genéricas

Palavras-chave genéricas são consultas de pesquisa a respeito de um tópico, mas nada em particular sobre ele.

As pessoas estão apenas procurando um resultado de pesquisa geral.

Exemplos de palavras-chave genéricas seriam:

  • Livros
  • Tênis
  • Camisetas
  • Ar-condicionado
  • Dieta

Elas podem ser consideradas como “short-tail” ou cauda curta, porque consistem em uma, duas ou no máximo três palavras e não têm um início ou final que possam qualificar a pesquisa.

Um início seria uma palavra como “comprar” antes da palavra principal, como: “comprar ar-condicionado split”.

Um final seria uma palavra como “desconto” no final da palavra principal, como: “ar-condicionado split com desconto”.

A minha recomendação é: fique longe das palavras-chave genéricas! Por quê?

Por três motivos:

  1. Cada marca ou fabricante está competindo por elas.
  2. Você não sabe a intenção de procura (será que eles querem informação, suporte, comprar…?).
  3. As conversões são muito pequenas comparadas ao trabalho que dá para ranquear.

Imagina ter que competir com a Nike, Adidas, Puma… para quem está procurando por “tênis”?

As chances de ranquear e converter são muito pequenas. Não vale a pena.

Não erre na escolha das palavras-chave! Aprenda como funcionam as palavras-chave e acerte em cheio na estratégia de SEO do seu site.

2. De Marca

Palavras de marca são muito parecidas com as genéricas, mas diretamente relacionadas a alguma marca específica ou produto que as pessoas procuram.

Exemplos:

  • Tênis Adidas
  • Câmera Canon
  • Celular Samsung
  • iPhone 12

Apesar desses termos estarem um passo além das pesquisas genéricas, a intenção de procura ainda não está clara.

As pessoas podem querer saber o preço, informações sobre um modelo específico ou procurando suporte técnico.

Essas palavras-chave ainda são muito curtas e sem nenhum tipo de indicação de intenção para que você possa se concentrar nelas.

Se você não estiver trabalhando com essa marca, vai estar em concorrência direta com ela.

E o usuário na maioria das vezes vai escolher o site específico da marca.

3. Amplas

As palavras-chave amplas oferecem uma boa quantidade de tráfego, com um pouco menos de concorrência.

O pesquisador foi um pouco mais específico no que procurava.

Ele tem uma ideia aproximada do que deseja, mas não exatamente o que deseja ou onde comprar.

Exemplos de palavras-chave amplas podem ser:

  • Ar-condicionado split
  • Bola de futebol
  • Tênis de corrida
  • Livros de autoajuda
  • Camisetas de rock

O pesquisador está sendo um pouco mais específico, mas ainda deixa muito espaço para interpretação, por isso não recomendo usar esse tipo de palavra-chave.

4. Exatas

Com as palavras-chave exatas o pesquisador geralmente tem uma ideia clara do produto, serviço ou conteúdo que procura.

Elas são o oposto das palavras genéricas.

Alguns exemplos de palavras-chave exatas:

  • Qual a melhor raquete de tênis
  • Ar-condicionado split comparativo
  • Melhor capa para iPhone 12

Essas são boas palavras-chave para focar, elas geralmente têm um grande volume de pesquisa e convertem bem, funcionam tanto para conteúdo informativo, quanto comercial.

O problema é que geralmente a competição é alta, por isso eu prefiro me concentrar no próximo tipo de palavra-chave.

5. Cauda Longa (Long Tail Keywords)

A grande maioria das pesquisas são feitas utilizando palavras-chave de cauda longa (long-tail keywords).

Elas são responsáveis por 70% das procuras nos mecanismos de busca.

Palavras-chave cauda longa (long tail keywords)

As palavras-chave de cauda longa geralmente têm menos volume de pesquisa, menos concorrência e uma alta taxa de conversão.

Eu sei que você pode pensar: menos volume de pesquisa é melhor? Sim!

Porque mesmo com um volume menor de pesquisas, esses termos têm uma alta taxa de conversão e são mais fáceis de ranquear.

Exemplos de palavras-chave de cauda longa são:

  • Qual o melhor tênis de corrida para longa distância
  • Qual a melhor dieta para perder peso em uma semana
  • Como ganhar dinheiro na internet trabalhando de casa
  • Apartamento à venda na Barra da Tijuca RJ

Esse tipo de palavra-chave apresenta um equilíbrio ideal entre tráfego, concorrência e conversão.

Atrai um público altamente qualificado e que realmente sabe o que quer. Quem não quer um público desse tipo?

6. Informativas

As palavras-chave informativas são utilizadas por pessoas que estão procurando informações sobre um determinado assunto, produto, como fazer alguma coisa…

Para isso, elas utilizam algumas palavras específicas antes ou depois da palavra-chave principal, como:

  • Qual
  • Como
  • comparativo
  • O que fazer quando
  • Porque é

As palavras-chave informativas são boas para utilizar como artigos de suporte para as palavras-chave principais do seu site, pois geralmente têm um bom volume de pesquisa e pouca concorrência, mas não convertem muito bem.

7. Comerciais

Palavras-chave comerciais, ou de compra, são palavras usadas por pessoas que estão querendo comprar algum produto ou serviço.

Elas podem ser facilmente identificadas por algumas palavras utilizadas antes ou depois da palavra-chave.

Por exemplo:

  • Comprar iPhone 11
  • Celular Samsung com desconto
  • Notebook Dell frete grátis

Todas essas palavras indicam que a pessoa está com o cartão de crédito na mão, pronta para comprar.

E dependendo do seu negócio, é bom ter uma página específica para esse tipo de palavra-chave, porque elas convertem muito bem.

O único problema dessas palavras-chave é que geralmente você concorre com o site da marca ou sites de grande autoridade, como Submarino, Americanas, Magazine Luiza, Amazon…

Mas se você fizer um bom trabalho de SEO, pode aparecer nos primeiros resultados e a recompensa é grande.

Um site bem posicionado começa com a seleção correta: Como Escolher as Melhores Palavras-Chave e deixe a concorrência para trás!

8. Globais vs. Locais

As palavras-chave locais ou globais estão diretamente relacionadas a lugares.

Exemplo:

  • Local: aluguel de 2 quartos no RJ
  • Global: O seguro de viagem World Nomads vale a pena?

Dependendo de seu uso, uma palavra-chave local pode significar uma de duas coisas:

  1. O pesquisador está procurando algo geograficamente próximo.
    Isso pode ser muito simples, como “biblioteca perto de mim” ou “aluguel de 2 quartos no RJ”, ou pode ser mais sutil como “restaurantes” ou “a que horas o McDonalds fecha?”.
  2. O pesquisador tem uma grande probabilidade de estar em uma determinada área.

Por exemplo: “Por que o Pizzaria Guanabara fechou?” pode ser considerado um termo local, porque há uma boa chance de que o pesquisador seja do Rio de Janeiro, já que a Pizzaria Guanabara ficava no Leblon.

9. Evergreen vs. Sazonais

Palavras-chave “evergreen” têm um volume de pesquisa regular, com pouca variação ao longo do tempo. São temas constantes, que praticamente não variam.

Exemplo: Mike Tyson, Neymar, Pelé

Por outro lado, as palavras-chave sazonais variam de acordo com o tempo ou época do ano.

Exemplo: presente de Dia das Mães, presentes de Natal

Algumas palavras-chave “evergreen” podem mudar para sazonais quando um evento as torna relevantes, como pesquisas por uma celebridade imediatamente após sua morte inesperada, ou uma cidade quando for anfitriã da Copa do Mundo.

O Google frequentemente favorece novos conteúdos para palavras-chave sazonais, porque a consulta merece atualização.

As pessoas gostam de criar conteúdo com palavras-chave “evergreen”, porque o investimento não costuma ser tão alto em relação ao valor de longo prazo que produz.

No entanto, a competição e o custo inicial costumam ser altos.

Por outro lado, o conteúdo baseado em palavras sazonais é atraente, porque tem um custo de entrada mais baixo, concorrência mais fraca e fornece valor imediato – mas esse valor tem uma vida útil curta.

Palavras-Chave para Evitar

Existem algumas palavras-chave que eu chamo de “fogo de palha”. Fogo de palha é alguém que fala que vai fazer alguma coisa, mas na verdade só quer gastar o seu tempo.

As palavras-chave “fogo de palha” são o oposto das palavras-chave de compra e são usadas por pessoas que só estão interessadas em conseguir alguma coisa grátis.

É fácil identificar essas palavras-chave por algumas palavras específicas utilizadas antes ou depois da palavra-chave.

Por exemplo:

  • Baixar livro grátis
  • Assistir filme de graça
  • Ganhar seguidores grátis
  • Baixar música torrent

Geralmente essas são palavras-chave que você deve evitar. Mas há exceções se forem utilizadas estrategicamente.