Depois que você encontrou várias palavras-chave de SEO para o seu site, escolheu as melhores, a próxima etapa é usar essas palavras-chave na sua página.
Veja exatamente como fazer isso:
Palavra-Chave Primária
O termo palavra-chave primária é usado para descrever suas palavras-chave mais importantes.
Você deve otimizar cada página do seu site para apenas uma única palavra-chave.
Com base em sua pesquisa, volume, dificuldade, CTR e todos os parâmetros que você avaliou antes, escolha as principais palavras-chave com as quais você construirá seu conteúdo.
Cada conteúdo (página) que você criar, deve ser otimizado em torno de apenas uma palavra-chave principal.
Em outras palavras: não otimize seu conteúdo em torno de vários termos diferentes. Raramente funciona.
Palavras-Chave Secundárias
Palavras-chave secundárias são palavras diretamente relacionadas à sua palavra-chave principal.
Elas são chamadas de palavras-chave LSI (Latent Semantic Indexing).
As pessoas não usam exatamente a mesma palavra-chave para pesquisar, cada pessoa usa sua própria variação, sua própria maneira de pesquisar.
Se sua página for otimizada apenas para uma única palavra-chave, você vai precisar esperar até que a palavra-chave exata seja pesquisada antes que seu site tenha chance de aparecer nos resultados.
Mas imagine se sua página tivesse palavras-chave diretamente relacionadas o suficiente para aparecer em centenas ou mais consultas diferentes?
Dessa forma você aumenta significativamente suas chances de obter tráfego.
Quando você otimiza sua página para uma palavra-chave principal e palavras-chave secundárias, acaba se classificando não apenas para sua palavra-chave principal, mas para centenas de variações dessa palavra-chave.
Às vezes, a maior parte do tráfego não vem da palavra-chave principal, mas sim das palavras-chave secundárias.
As pessoas tendem a se prender na classificação de uma palavra-chave específica, e pensam que se elas não atingirem as primeiras posições para essa palavra-chave, não vão ter sucesso.
O objetivo deve ser criar páginas para classificar para centenas de variações de uma palavra-chave principal, seus subtópicos e termos semanticamente relacionados.
Não estamos tentando classificar uma única palavra-chave ou frase apenas.
E como fazemos isso?
Na verdade, o Google nos mostra exatamente como fazer apresentando quais termos e frases estão semanticamente relacionados entre si.
Não há suposições envolvidas.
Isso nos permite construir páginas cheias de conteúdo semanticamente relacionados, e fazer isso é muito simples.
Primeiro, decida a palavra-chave principal da página.
Digamos que de acordo com a nossa pesquisa anterior, nós queremos classificar uma página para “marketing digital como funciona”.
Em seguida, pesquise o termo no Google e depois role a página até o final, e procure pela seção “Pesquisas relacionadas”.
Agora escolha uma ou mais palavras-chave que sejam relevantes e razoavelmente amplas.
Nesse caso, você pode escolher “marketing digital como ganhar dinheiro”, clicar e abrir essa palavra em uma nova guia.
Role até o final e compare as duas páginas, procurando por palavras relacionadas que aparecem nas duas páginas.
No nosso caso são:
- marketing digital e furada
- marketing digital como começar
Agora temos dois termos que o Google pensa que estão semanticamente relacionados à nossa palavra-chave primária, e que podem ser usados para construir nossa nova página.
Repita esse processo para outras palavras-chave da pesquisa inicial e adicione mais palavras semanticamente relacionadas.
Palavras-Chave de Apoio
No meio da página de resultados, às vezes aparece uma seção “As pessoas também perguntam”.
Essas são perguntas que o Google pensa que estão diretamente relacionadas à nossa consulta de pesquisa.
Você pode pegar essas perguntas e responder diretamente na página, e utilizar também para criar artigos de apoio para sua página principal, expandindo a quantidade de tópicos relevantes e palavras-chave que têm.
Este processo é repetido com todos os tópicos selecionados (palavras secundárias), até que você tenha construído um esboço de página cheio de palavras-chave semanticamente relacionadas.
Ao construir uma página com esse método, você cria uma página semanticamente relacionada que o Google vai adorar classificar.
Isso ajuda a posicionar a página não apenas para a palavra-chave principal, mas para todas as variações e pesquisas relacionadas, aumentando o tráfego.
Onde Adicionar as Palavras-Chave na Página
Agora que você encontrou várias palavras-chave de SEO, definiu suas palavras-chave primárias, secundárias e de suporte, a próxima etapa é usar essas palavras-chave em seu conteúdo.
Veja exatamente como fazer isso:
Por exemplo, suponha que você escolheu “marketing digital como funciona”, como sua palavra-chave primária.
Você deve usar a palavra-chave primária nestes lugares exatos:
- Título da página / título meta
- URL
- H1
- Nas 100 primeiras palavras do texto
- Conteúdo do texto
- H2, H3, H4
- Textos âncora
- Img alt
- Meta descrição
Suas palavras-chave secundárias devem ser usadas nestes lugares:
- H2, H3, H4
- Conteúdo do texto
- Img alts
Eu tenho um post no meu blog que ilustra exatamente como uma página deve ficar com a palavra-chave utilizada em todos esses lugares.
É mais fácil quando você visualiza e entende onde fica cada um desses locais na prática.
Por isso, recomendo que você dê uma olhada no post abaixo:
Crie Tópicos em Torno de Palavras-Chave (Silos)
Arquitetura do site é como as páginas de um site são estruturadas e vinculadas.
Uma arquitetura de site ideal ajuda os usuários e rastreadores dos mecanismos de pesquisa a encontrar facilmente o que procuram em um site.
Por que a arquitetura de sites é importante para o SEO?
- Uma arquitetura de site otimizada ajuda os “spiders” (buscadores) dos mecanismos de pesquisa a encontrar e indexar todas as páginas do seu site facilmente.
Se você tiver páginas em seu site que estão a vários cliques de sua página inicial (ou sem nenhum link de nenhuma outra página), o Google terá dificuldade em encontrar e indexar essas páginas.
Mas se a arquitetura do seu site estiver interligada, os “spiders” podem seguir seus links internos e encontrar todas as páginas do seu site.
- A arquitetura do site distribui autoridade de link em todo o seu site.
Quando você faz um link interno para páginas de alta prioridade, mais autoridade de link (PageRank) flui para essas páginas.
O que pode ajudar a melhorar suas classificações nos resultados em geral.
- A arquitetura de site correta torna mais fácil para os visitantes encontrarem o que procuram em seu site.
Para fazer isso você deve criar grupos (categorias) de conteúdo em torno de tópicos (silos).
Uma estrutura de “silo” é um tipo de arquitetura de site profunda que considero ser logicamente organizada. Os agrupamentos hierárquicos são determinados por tópicos e subtópicos.
Um conteúdo topicamente relevante, deve estar estruturalmente próximo a outro conteúdo topicamente relevante.
Os “silos” são basicamente uma forma de separar o conteúdo do seu site em categorias.
Quanto mais conteúdo relevante por tópicos você cobrir em um silo, mais autoridade no assunto seu site será aos olhos do Google.
Se você cobrir todas as principais consultas de pesquisa que as pessoas usam ao pesquisar um tópico, e seu site aparecer e for clicado para essas consultas, então você é o melhor resultado, ponto final.
As páginas de categoria (silos) facilitam muito a organização da arquitetura do seu site a longo prazo.
Se você quiser lançar uma página nova, é só adicionar a uma categoria já existente e incluir um link para ela a partir desta página de categoria.
Quer adicionar várias páginas novas?
Crie uma categoria de assunto nova e um link para as novas páginas dessa categoria.
Sem a estrutura de categorias, as páginas são adicionadas aleatoriamente, o que geralmente resulta em uma arquitetura de site complicada e menos autoridade geral.
Aqui está um exemplo de como a hierarquia do seu site poderia ser baseada nas palavras-chave pesquisadas anteriormente.
Para cada palavra-chave principal é criada uma única página, essas são as páginas que você pretende classificar.
Para cada página principal, são criadas páginas com palavras-chave suporte e links internos usando a palavra-chave exata como texto âncora.
As setas representam os links internos e como devem ser interligadas as páginas.
Dessa forma, o “link juice” do site é distribuído para todas as páginas, aumentando a autoridade geral do site.
Você pode adicionar quantas páginas principais e suporte quiser, desde que siga o modelo de “silos” e a estrutura de links internos exemplificada acima.
Um site estruturado dessa forma, amplifica o poder dos backlinks recebidos, já que o “link juice” se distribui para todas as páginas, aumentando assim a autoridade geral do site aos olhos do Google.
Existem outras maneiras de montar a arquitetura do site em forma de “silos”, mas essa é a que eu uso com sucesso nos meus sites.
A ideia, independentemente do formato de “silos” adotado, é sempre distribuir o “link juice” dos backlinks e autoridade do site de forma homogênea, beneficiando todas as páginas.
Com isso, fica mais fácil ranquear uma página precisando de menos backlinks.
Os links internos também são uma técnica muito eficiente, mas pouco utilizada.
De acordo com testes que já fiz, cada dois ou três links internos, equivalem a um backlink externo.
Às vezes, dependendo da dificuldade da palavra-chave principal, é possível ranquear apenas com links internos.