Depois que você pesquisou e criou a sua lista de palavras-chave, é hora de escolher as melhores.
Para isso, você deve levar em conta alguns parâmetros, como volume de pesquisa, dificuldade, taxa de cliques, tendência…
A seguir eu vou lhe mostrar exatamente como analisar cada um desses parâmetros e definir as melhores palavras-chave da sua lista.
Volume de Pesquisa
Volume de pesquisa é o que o próprio nome diz, a quantidade de pessoas que pesquisa determinada palavra-chave por mês.
Quanto mais pessoas pesquisarem uma determinada palavra-chave, mais tráfego você poderá receber dela.
Mas qual seria um volume de pesquisa bom? Depende…
Os volumes de pesquisa variam muito de acordo com o nicho de mercado.
Por exemplo: uma palavra-chave de cauda longa no nicho de dietas pode ter de 10 mil a 100 mil procuras por mês.
Já uma palavra-chave de cauda longa no nicho de marketing digital pode ter mil apenas.
Por isso, você deve avaliar a palavra-chave de acordo com o seu nicho de mercado.
Além disso, deve levar em conta a intenção por trás da palavra.
Não adianta nada focar em uma palavra com muita procura, mas que não gera conversão.
Uma base que eu gosto de usar, independentemente do nicho de mercado, é escolher palavras-chave com no mínimo 100 pesquisas mês.
Porque se você otimizar corretamente a sua página para essa palavra-chave, acaba ranqueando para variações da mesma palavra, o que acaba gerando muito mais tráfego.
Taxa de Cliques Orgânica
Cada vez mais a quantidade de pessoas que clicam em um dos resultados do Google está diminuindo.
Os “featured snippets” (trechos em destaque) permitem que você obtenha uma resposta sem precisar clicar no resultado, e os anúncios estão tomando conta da página.
Por isso, o volume de pesquisa de uma palavra não necessariamente significa que você vai receber essas visitas.
Para que você tenha uma visão completa de quantos cliques vai receber em uma classificação de primeira página do Google, você precisa estimar a CTR (Click Through Rate), taxa de cliques orgânica.
Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é olhando a página de resultados para a palavra-chave em questão.
Se a página tiver muitos anúncios e “snippets” de destaque, você não deve esperar tantos cliques, mesmo estando em primeiro lugar nos resultados orgânicos.
A segunda maneira é utilizando uma ferramenta paga, como o Ahrefs ou MozPro.
Essas ferramentas mostram a taxa de clique (CTR) para cada palavra-chave, o que permite estimar a quantidade de visitas que você vai receber dessa palavra.
Mesmo assim, eu não descartaria utilizar uma palavra-chave que tem um grande volume de pesquisa, uma boa intenção de compra, apenas porque o CTR é baixo.
Como já disse anteriormente, uma página bem otimizada pode acabar ranqueando para centenas de variações de uma palavra-chave, o que no final se transforma em bastante tráfego.
Dificuldade da Palavra-Chave
Uma outra maneira de avaliar uma palavra-chave é por meio da competição.
A dificuldade de palavras-chave é a maneira de avaliar o quão difícil é para se classificar nos resultados das pesquisas orgânicas do Google para um determinado termo específico.
Ela é baseada em uma série de fatores diferentes, como autoridade de domínio, autoridade da página, quantidade de backlinks, qualidade do conteúdo…
O objetivo é identificar as palavras-chave que têm um bom volume de pesquisa, mas pouca competição.
O único problema é que cada ferramenta mede a dificuldade das palavras-chave de maneira diferente.
Portanto, se você deseja ter uma ideia real de como será difícil se classificar para uma palavra-chave, você precisa ir mais fundo do que os números que as ferramentas apresentam.
Veja como…
MozBar para Chrome
O MozBar é uma extensão gratuita para o Google Chrome que mostra a competição de palavras-chave dentro dos resultados da pesquisa.
Além de mostrar a dificuldade de cada palavra-chave, essa ferramenta mostra a autoridade de cada página dos resultados (PA) e a autoridade geral do domínio (DA).
Isso significa, na prática, uma estimativa da autoridade geral de cada um dos resultados aos olhos do Google.
Não existe um PA ou DA mínimo para se basear. Varia muito dependendo do nicho.
Felizmente, depois de algumas pesquisas, você terá uma ideia do que é “baixa concorrência” no seu nicho.
Mas, em geral, quanto menor o DA e PA, melhor.
Ahrefs e SEMRush
Outra forma de avaliar a dificuldade de uma palavra-chave é utilizando ferramentas pagas, como a Ahrefs e SEMRush.
A maioria das ferramentas de pesquisa de palavras-chave tem uma pontuação própria de dificuldade de palavras-chave.
Por exemplo, SEMRush tem:
Ahrefs tem:
A única desvantagem de usar esse tipo de classificação de dificuldade é que essas ferramentas se baseiam 100% em backlinks.
Os backlinks são um fator de classificação muito importante nos mecanismos de pesquisa, mas eles são apenas uma peça do quebra-cabeça.
O Google também analisa o quão bem uma página é otimizada para esse termo, o comportamento do usuário na página e centenas de outros fatores.
Resumindo, as pontuações de dificuldade de palavras-chave fornecem uma ideia geral do nível de competição de uma palavra-chave, mas elas não são 100% precisas.
CPC (Custo Por Clique)
Outra maneira de avaliar palavras-chave é o CPC (custo por clique). Apesar de ser uma métrica criada para os anúncios, ela responde uma pergunta muito importante:
As pessoas que pesquisam essa palavra-chave realmente gastam dinheiro?
Se a palavra-chave tem um CPC alto, significa que os anunciantes estão dispostos a pagar caro por cada clique vindo dessa palavra.
Isso significa que essa palavra converte bem, ou seja, gera lucro. Ninguém vai gastar dinheiro anunciando uma palavra que não dá retorno.
O volume de pesquisa é muito importante na escolha de uma palavra-chave, mas se essa palavra-chave não tem intenção comercial, não faz sentido usá-la, a não ser para artigos de suporte.
Além disso, às vezes você pode obter um ótimo ROI (retorno de investimento) de uma palavra-chave que não tem tantas pesquisas, se o CPC for alto o suficiente.
É por isso que é superimportante olhar para o CPC.
Google Tendências
Por último, é hora de ver se as palavras-chave em sua lista estão crescendo em popularidade, ou caindo.
Obviamente, você deseja escolher palavras-chave que estão crescendo em popularidade.
Dessa forma, você pode obter mais tráfego desses termos ao longo do tempo. Para isso o Google Tendências é seu melhor amigo aqui.
Escolha uma palavra-chave que você quer verificar as tendências de pesquisa ao longo do tempo, e defina o intervalo de datas para os últimos cinco anos.
Olhe para o gráfico dos resultados. Se a popularidade de uma palavra-chave aumentar (ou pelo menos se mantiver estável), é um bom sinal.
Caso contrário, convém usar uma palavra-chave diferente.