O que são palavras-chave e para que servem (guia definitivo)
O Que São Palavras-Chave
Uma das dúvidas mais frequentes das pessoas que estão começando em SEO, é o que são palavras-chave.
As palavras-chave em SEO são os termos (palavras ou frases) que as pessoas utilizam para procurar alguma coisa nos mecanismos de busca.
Essas palavras ajudam os mecanismos de busca a encontrar o melhor conteúdo para determinada procura.
Em outras palavras, elas são a ponte entre os mecanismos de busca e o seu site ou conteúdo.
Se você quer aparecer nos primeiros resultados do Google, é preciso saber as palavras-chave que o seu público usa.
E adicionar essas palavras ao conteúdo do site para melhorar o posicionamento nos resultados.
As palavras-chave são descobertas durante o processo de pesquisa de palavras-chave e escolhidas através da combinação de volume de procura, concorrência e intenção.
Porque As Palavras-Chave São Importantes
Sem as palavras-chave seria muito mais difícil para as pessoas encontrarem o seu negócio.
O processo de pesquisa SEMPRE começa com palavras-chave.
Quando você otimiza o seu conteúdo para as palavras ou frases que as pessoas procuram, isso ajuda seu site a aparecer nos primeiros resultados da procura.
Aparecendo nos primeiros resultados, você gera mais visitas qualificadas e consequentemente mais vendas e conversões.
Por isso, encontrar as palavras-chave certas que as pessoas procuram é o primeiro passo em SEO.
Na verdade, SEO sem palavras-chave não existe.
Mas quando você tem uma lista das palavras-chave corretas, pode começar a trabalhar em tarefas importantes de SEO, como:
- Montar a arquitetura do site
- Planejar categorias e produtos
- Definir os posts e conteúdos
- Otimizar landing-pages e páginas de venda
Como Achar Palavras-chave
Quando alguém faz uma procura no Google, essa pessoa está literalmente te dizendo o que ela quer.
De acordo com certas palavras que as pessoas utilizam, você pode determinar a intenção dessa pessoa.
Existem basicamente 3 tipos de intenção em palavras-chave:
- Navegação
- Informação
- Comercial
Essas intenções ficam claras de acordo com certas palavras específicas que as pessoas usam antes ou depois de cada palavra-chave.
Por exemplo:
Navegação:
Youtube, Facebook, Tradutor, Hotmail, Whatsapp…
Informação:
Como fazer figurinhas no whatsapp, Guia de alimentação…, Tutorial de maquiagem…
Comercial:
Comprar iPhone 11, Melhor notebook para…, Desconto uber eats, Frete grátis americanas…
Mas Como Encontrar Essas Palavras-Chave?
Muitas pessoas não obtém resultados com SEO porque focam em palavras-chave que tem MUITA competição.
Já tive muitos clientes que queriam ranquear para palavras-chave como “perder peso”, ou “seguro” por exemplo.
É possível ranquear para palavras-chave curtas como essas? Sim, claro.
Mas mesmo fazendo tudo certo, pode demorar anos.
Por isso que recomendo focar em palavras-chave de cauda longa, ou “long tail keywords”.
Mas o Que São Palavras-Chave De Cauda Longa?
São palavras-chave grandes, de 4 ou mais palavras, que as pessoas usam para procurar no Google ou outros mecanismos de busca.
E geralmente elas têm uma dificuldade menor do que as palavras chave curtas de 1 a 3 palavras.
Para quem está começando em SEO, minha recomendação é focar em palavras-chave de cauda longa.
Felizmente é fácil encontrar palavras-chave de cauda longa graças ao Google Suggest (também conhecido como preenchimento automático do Google).
Por exemplo: vamos supor que você queira ranquear para “marketing na internet”.
A palavra “marketing na internet” provavelmente é muito competitiva, mas ao digitar a palavra no Google, ele automaticamente sugere várias palavras longas:
Como Escolher as Palavras-Chave
Existem basicamente 7 tipos de palavras-chave que você pode utilizar para aumentar as visitas do seu site.
Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens.
É muito importante você escolher as palavras-chave certas para não perder tempo e dinheiro.
Antes de eu te mostrar como escolher as palavras certas, primeiro vamos analisar os 7 tipos de palavras-chave que você pode segmentar.
A maioria das pessoas focam nas palavras-chave erradas, porque prestam atenção apenas no volume de procura.
Mas é muito melhor adotar uma abordagem mais planejada e inteligente, entendendo os diferentes tipos de palavras-chave que você pode segmentar e quando deve usá-los.
1# – Palavras-chave Genéricas
Palavras-chave genéricas são consultas de pesquisa que isolam um tópico, mas nada em particular sobre ele.
Eles estão apenas procurando um resultado de pesquisa geral.
Exemplos de palavras-chave genéricas seriam:
- Livros
- Tenis
- Camisetas
- Ar condicionado
Essas palavras também podem ser consideradas “short-tail” ou cauda curta.
Porque elas consistem em 1, 2 ou no máximo 3 palavras e não possuem um início ou final, que podem qualificar a pesquisa.
Um início seria uma palavra como “comprar” antes da palavra principal, como “comprar ar condicionado”.
Um final seria uma palavra como “desconto” no final da palavra principal, como “ar condicionado com desconto”.
A minha dica é: fique longe das palavras-chave genéricas!
Porque?
Por três motivos:
- Cada marca ou fabricante está competindo por elas.
- Você não sabe a intenção de procura (será que eles querem comprar..?).
- As conversões são muito pequenas comparadas ao trabalho que dá para ranquear.
Imagina ter que competir com a Nike, Adidas, Puma… para quem está procurando por “tênis”?
As chances de ranquear e converter são MUITO pequenas. Não vale a pena.
2# – Palavras-chave de Marca
Palavras de marca são palavras relacionadas a alguma marca específica ou produto que as pessoas procuram.
Exemplos:
- Tênis Adidas
- Câmera Canon
- Celular Samsung
- iPhone 11
Este é um passo além de um termo de pesquisa genérico, mas a intenção ainda não está clara.
As pessoas podem estar procurando pelo preço, por um modelo específico ou por suporte técnico.
Essas palavras-chave ainda são um pouco “curtas” para que possamos nos concentrar e sem qualquer indicação de intenção.
A menos que você esteja trabalhando com essa marca, estará em concorrência direta com ela.
E o usuário (na maioria dos casos) vai procurar o site específico da marca.
3# – Palavras-chave Amplas
As palavras-chave amplas oferecem uma boa quantidade de tráfego, com um pouco menos de concorrência.
O pesquisador foi um pouco mais específico no que procurava.
Ele tem uma idéia aproximada do que deseja, mas não exatamente o que deseja ou onde comprá-lo.
Exemplos de palavras-chave amplas podem ser:
- Tênis de corrida
- Ar condicionado split
- Bola de futebol
- Livros de auto ajuda
- Camisetas de rock
Como você pode perceber, o pesquisador está sendo um pouco mais específico…
Mas ainda deixa muito espaço para interpretação.
4# – Palavras-chave Exatas
As palavras-chave exatas são o oposto das palavras genéricas.
O pesquisador geralmente tem uma idéia clara do produto, serviço ou conteúdo que procura.
Exemplos de palavras-chave exatas:
- Melhor tênis de corrida
- Ar condicionado split comparativo
- Capa para iPhone 11
Essas são boas palavras-chave para focar, tanto para conteúdo informativo, quanto comercial.
Esses termos de procura geralmente tem um volume alto de pesquisa e convertem muito bem.
Mas geralmente a competição é alta, o que me faz optar pelo próximo tipo de palavra-chave.
5# – Palavras-chave de Cauda Longa
Palavras-chave de cauda longa (long-tail keywords) são responsáveis por 70% das procuras nos mecanismos de busca.
As palavras-chave de cauda longa geralmente tem:
- Menos volume de pesquisa
- Menos concorrência
- Convertem muito bem
Eu sei que você pode estar pensando: menos volume de pesquisa é melhor?
Sim!
Porque mesmo com um volume menor de pesquisas, esses termos têm uma taxa de conversão MUITO alta e são mais fáceis de ranquear.
Exemplos de palavras-chave de cauda longa são:
- Qual o melhor tênis de corrida para longa distância
- Qual a melhor dieta para perder peso em uma semana
- Como ganhar dinheiro na internet trabalhando de casa
- Apartamento a venda na Barra da Tijuca RJ
Esse tipo de palavra-chave atinge o ponto ideal entre tráfego, concorrência e conversão.
Atrai um público altamente qualificado e que realmente sabe o que quer.
Quem não quer ter um público desse tipo?
6# – Palavras-chave de Compra
Palavras-chave de compra, ou comerciais, são exatamente o que a palavra diz.
São palavras-chave usada por pessoas que estão prontas para comprar um produto ou serviço.
Geralmente elas podem ser identificadas por palavras usadas antes ou depois da palavra-chave.
Por exemplo:
- Comprar camiseta
- Comprar iPhone 11
- Celular Samsung com desconto
- Notebook Dell frete grátis
Todas essas palavras indicam que a pessoa está pronta para comprar.
E dependendo do seu negócio, é bom ter uma página pronta para esse tipo de procura, porque elas convertem muito bem.
O problema dessas palavras-chave é que geralmente você concorre com o site da marca ou sites de grande autoridade, como Submarino, Americanas, Magazine Luiza, Amazon…
7# – Palavras-chave “Fogo de Palha”
Fogo de palha é alguém que fala que vai fazer alguma coisa, mas na verdade só quer gastar o seu tempo.
As palavras-chave “fogo de palha” são o oposto das palavras-chave de compra e são usadas por pessoas que só estão interessadas em conseguir alguma coisa grátis.
É fácil identificar essas palavras-chave por algumas palavras específicas utilizadas antes, ou depois da palavra-chave.
Como:
- Baixar livro grátis
- Assistir filme de graça
- Ganhar seguidores grátis
- Baixar música torrent
Geralmente essas são palavras-chave que você deve evitar.
Mas há exceções se forem utilizadas estrategicamente.
Que Tipo de Palavra-chave Devo Utilizar?
Não existe uma melhor palavra-chave para você usar.
Cada negócio ou conteúdo tem o seu próprio objetivo.
E, para cada finalidade, uma palavra-chave diferente deve ser usada.
Porém, se você pudesse escolher apenas um tipo de palavra-chave para focar, deve escolher as palavras-chave de cauda longa com intenção informativa ou comercial.
As palavras-chave de cauda longa atingem um ponto ideal entre:
- Competição (mais fáceis de ranquear)
- Tráfego (quantidade de visitas)
- Intenção (o que as pessoas querem)
- Conversão (vendas, cadastros…)
É por isso que as palavras-chave de cauda longa são as minhas favoritas.
Devo Focar Em Quantidade de Procura ou Intenção?
Isso vai depender do tipo de negócio.
Se o seu negócio é de propaganda, como Adsense por exemplo, a quantidade de visitas é mais importante para você.
Quanto mais pessoas, mais lucro.
Mas se você vende produtos, serviços ou quer construir sua lista de e-mails, é melhor focar na intenção.
É melhor atrair 10 pessoas realmente interessadas no seu produto e que vão comprar de você, do que 10 mil pessoas que vão visitar seu site e ir embora.
Sugestão: O que é SEO?
Conclusão
As palavras-chave de SEO são os termos (palavras ou frases) que as pessoas utilizam para procurar alguma coisa nos mecanismos de busca.
Em outras palavras, elas são a ponte entre os mecanismos de busca e o seu site ou conteúdo.
Existem basicamente 3 tipos de intenção nas pesquisas:
- Navegação
- Informação
- Comercial
Saber quais intenções são as melhores para o seu negócio, ajuda você a escolher as palavras certas.
Se você quer aparecer nos primeiros resultados das pesquisas, é preciso descobrir as palavras-chave certas que o seu público alvo está utilizando.
E utilizá-las no seu conteúdo de forma estratégica.
Ficou alguma dúvida? Use os comentários abaixo:
Gostou Desse Post?
O que você achou desse post? Ficou claro o que são palavras-chave e para que servem? Deixe sua opinião ou sugestão de um novo tópico nos comentários abaixo.