Nós já vimos anteriormente o que são as citações NAP, e consegui-las é uma das partes mais desafiadoras do SEO local.
Elas funcionam como os backlinks para o SEO tradicional, são muito difíceis de construir, mas extremamente importantes.
Se você ainda não sabe o que é SEO local nem como funciona, sugiro dar uma olhada nesse artigo: Como Funciona o SEO Local.
Execute uma Auditoria NAP
As suas citações NAP (Nome, Endereço e Telefone) precisam ser 100% consistentes em todos os lugares.
- Em seu site
- Em seu perfil do GMB
- Em diretórios de negócios
- Em sites de listagens locais
Você precisa fazer uma auditoria para descobrir como estão suas citações NAP.
Elas precisam estar EXATAMENTE iguais em todos os lugares, como o mesmo Nome, Endereço e Telefone.
Exemplo:
Rua Cerejeiras, 1803
Guarulhos-SP
07159-030
(11) 9071-2983
Se em outro lugar a citação NAP estiver assim:
Rua cerejeiras, 1803 Guarulhos-SP CEP: 07159-030 Tel 11 9071-2983
Você deve corrigí-la!
Ela deve estar exatamente igual em todos os lugares.
Existem várias ferramentas que você pode utilizar para fazer uma auditoria, eu recomendo o WhiteSpark ou Loganix.
Independentemente da ferramenta que você usar, o objetivo é descobrir o NAP atual da empresa e um histórico de todos os NAPs utilizados.
Dessa forma, você consegue identificar onde eles estão desatualizados e fazer a correção. O que nos leva para o próximo capítulo…
Corrija NAPs Incorretos
Depois que você fez uma auditoria das citações NAP da sua empresa, identifique as que não estão corretas ou consistentes.
Se o seu negócio for antigo, provavelmente você vai encontrar muitas citações NAP diferentes.
Você precisa corrigir o máximo possível. Geralmente os NAPs incorretos se enquadram em duas categorias diferentes:
- Citações que você pode alterar (por exemplo, seu NAP em algum diretório de negócios);
- Citações que outra pessoa precisa alterar (por exemplo, uma menção em uma página de outra pessoa).
Atualizar um por um dá muito trabalho, mas se você tiver tempo sobrando, vá em frente!
Se você não tiver tempo para isso, ou alguém que possa ajudá-lo, existem serviços como Yext e Bright Local que fazem esse trabalho para você.
Para citações que estão em sites de terceiros, você vai precisar entrar em contato com cada um por meio do e-mail ou página de contato do site.
Dá trabalho, mas vale a pena!
Encontre Citações e Oportunidades de Links
A primeira coisa que você deve fazer é criar citações NAP nos principais diretórios de negócios.
Depois disso, você precisa criar citações em diretórios locais.
As citações locais são muito importantes, porque podem dar um impulso real às suas classificações do Pacote de Mapa Local.
Elas são citações em sites pequenos da sua região, sites de negócios locais, páginas de shoppings…
E como essas pessoas são da sua área local, sua taxa de conversão geralmente será bem alta.
Mas como encontrar diretórios locais para citações?
Espione os seus concorrentes e outros negócios locais!
Você pode usar o serviço “Link Intersect” do Ahrefs.
Esse é um serviço para encontrar oportunidades de backlinks, mas que funciona muito bem para encontrar oportunidades de citações NAP.
E, às vezes, você pode acabar encontrando os dois!
Primeiro, pegue dois a três concorrentes e informe o endereço URL dos sites na ferramenta.
Você não precisa usar necessariamente concorrentes diretos, o site de qualquer empresa que tenha negócio na sua área pode funcionar.
Afinal, eles também têm citações de diretórios de empresas locais.
Em seguida, você obterá um relatório que lista todos os sites vinculados aos concorrentes que você usou na etapa 1.
Por fim, examine os resultados para encontrar oportunidades de citações NAP.
Não se preocupe muito com o backlink e nem se vai ser “nofollow”, o objetivo aqui é encontrar citações, o backlink é apenas um bônus.
Espione as NAPs de seus Concorrentes
Lembra das ferramentas que você utilizou para fazer a auditoria do seu site e encontrar suas citações NAP e corrigi-las?
Você também pode utilizar essas ferramentas para fazer a engenharia reversa dos seus concorrentes e encontrar suas citações NAP!
Tudo que você precisa são os detalhes do NAP (Nome, Endereço e Telefone) do seu concorrente, e você obterá uma lista abrangente de todos os lugares onde eles foram mencionados online.
Na minha opinião, essa abordagem funciona ainda melhor do que a anterior, porque os resultados não necessariamente precisam ter um link para o site do seu concorrente para aparecer.
Você está procurando direto as citações NAP.