O Que É o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio (GMB) é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para ajudar as empresas a gerenciar suas presenças online.
Ele permite que as empresas criem perfis detalhados que aparecem nos resultados de pesquisa do Google, no Google Maps e no Google+.
As informações podem incluir:
- O nome da empresa
- A localização
- O horário de funcionamento
- Fotos
- Avaliações dos clientes
- entre outras coisas…
A otimização do GMB é um fator crucial para aparecer nos três principais resultados da pesquisa local do Google, também conhecido como “Local 3-Pack“.
Os estudos sugerem que os sinais do GMB são o fator de classificação mais importante (mais de 25%) quando se trata do pacote local.
Portanto, ter um perfil GMB bem otimizado e consistente é essencial para a estratégia de SEO local de qualquer empresa.
Como Otimizar o Google Meu Negócio
Agora é hora de otimizar seu perfil do “Google Meu Negócio”.
Ter a sua empresa listada e verificada no Google é muito importante para a classificação nos resultados locais.
Existem poucas coisas melhores para uma empresa do que aparecer entre os top 3 do pacote local de resultados do Google.
Isso pode fornecer uma visibilidade e atrair mais clientes do que qualquer campanha paga.
O Que É o “Local 3-Pack” do Google?
O pacote local de três resultados nasceu há alguns anos, quando o Google decidiu apresentar o resultado do Google Maps junto dos três principais resultados da pesquisa local.
O sucesso foi rápido e o Google decidiu chamá-lo de pacote local ou Local 3 Pack. Inicialmente o pacote apresentava sete resultados de negócios locais relevantes para a palavra-chave pesquisada.
Depois de alguns testes, a quantidade foi reduzida para três resultados no início de 2015 e permanece assim até hoje.
Classificar uma palavra-chave competitiva no pacote de três resultados não é uma tarefa fácil. Especialmente se você não sabe o que está fazendo.
No entanto, se você for disciplinado o suficiente e usar um sistema para otimizar cada fator de classificação que conta, você pode conseguir.
E é isso que eu vou ensinar a seguir.
Eu lhe darei instruções detalhadas de tudo que você precisa fazer para maximizar suas chances de ser destaque dentro do “Google Maps 3-Pack”.
Isso é o que você precisa fazer:
Verifique e Otimize seu Perfil do Google Meu Negócio
De acordo com a maioria dos estudos, a otimização do Google Meu Negócio é o fator mais importante para se classificar entre os três primeiros do pacote local.
A Moz Lab fez um extenso estudo de caso sobre este assunto – o material de pesquisa sugere que os sinais do GMB são o fator de classificação mais importante (mais de 25%) quando se trata do pacote local.
A primeira coisa que você deve fazer, e sem dúvida a mais importante, é garantir que a listagem do Google Meu Negócio da sua empresa seja verificada.
Esta etapa é bem simples, o Google tem uma página que explica exatamente como adicionar ou reivindicar sua empresa no Google Maps.
Aconselho você a fazer esta etapa em um computador desktop, pois é muito mais fácil configurar.
Depois que sua lista do GMB estiver configurada, é hora de colocar a mão na massa, otimizando-a.
Seja Consistente
Uma das coisas mais importantes para o Google Meu Negócio (GMB) é a consistência.
Todas as informações que você preencher dentro do GMB, devem corresponder as informações do seu site e principalmente as suas citações NAP na internet.
Tanto o Google Meu Negócio, quanto o seu site, devem usar exatamente as mesmas citações NAP que você utiliza em toda internet.
Ou seja, o mesmo nome da empresa, o mesmo endereço e o mesmo telefone.
Quando o Google vê que as informações da sua empresa são consistentes em seu GMB, em seu site e em sites de terceiros como o Yelp, eles pensam: “ok, este negócio é legítimo”, e todas as informações locais correspondem.
Mas quando sua empresa local tem um endereço listado em seu GMB e outro diferente no site, isso é um indicador de desconfiança para o Google.
Os endereços que não correspondem serão sinalizados pelo Google, portanto se sua empresa mudar de nome, localização física ou número de telefone, é importante que os novos dados sejam atualizados o mais rápido possível.
E isso inclui atualizar o GMB, o site e todas as citações em diretórios de empresas locais.
Também recomendo verificar se o endereço da sua empresa está escrito exatamente da mesma forma em seu perfil do GMB e em todos os outros lugares em que aparece.
Certifique-se de que seu endereço seja escrito exatamente da mesma maneira. O Google não gosta quando um endereço diz “Avenida” e na outra versão usa “Av.”.
Esse tipo de coisa não vai impedir o correio de entregar sua correspondência, mas é um sinal confuso para o Google.
Preencha Todas as Informações que Puder
Quando você termina de preencher as informações do seu perfil no Google Meu Negócio, o Google lhe dá uma pontuação de quão completo é seu perfil.
Você pode obter uma pontuação alta cobrindo apenas o básico, por isso eu não gosto muito de usá-la como parâmetro.
Eu usaria essa pontuação como base, mas se você quiser se classificar para palavras-chave mais competitivas, vai precisar ir além.
Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem é na escolha das categorias. O Google lhe forçará a escolher uma categoria de nível superior que descreva sua empresa.
E você é obrigado a escolher uma das categorias que eles lhe oferecem, você não pode criar sua própria categoria.
O problema é que muitas pessoas se esquecem de adicionar categorias secundárias.
Essas categorias secundárias afetam diretamente as palavras-chave e as pesquisas nas quais sua empresa pode ser classificada.
Eu também recomendo preencher as guias “Serviços” e “Produtos”.
Essas informações mostram ao Google o tipo de produto ou serviço que você está vendendo.
Portanto, é muito importante preencher essas informações corretamente.
Use Imagens com Geolocalização
Uma das coisas que eu recomendo é que você utilize exatamente o mesmo logotipo que está no seu site no Google Meu Negócio.
É mais uma maneira de manter a consistência.
Quando você estiver preenchendo seu perfil do GMB, você terá a possibilidade de enviar imagens da sua empresa e eu recomendo que o faça.
Porém, você deve utilizar imagens com geolocalização, o Google lê a localização das imagens e isso é um fator de classificação.
A melhor maneira de fazer isso é tirando fotos pelo celular diretamente no local da sua empresa.
As fotos de celular têm a geolocalização automaticamente anexada nas informações do arquivo.
É o que permite o Instagram, por exemplo, identificar a localização da sua foto.
Caso não seja possível tirar fotos com o celular no local da empresa, você pode utilizar serviços gratuitos online como o TheXfiter para incluir as tags de geolocalização nas imagens.
É muito importante que você faça o upload das imagens do seu perfil no Google Meu Negócio com a geolocalização exata da sua empresa.
Use o Google Maps para verificar a latitude e longitude do seu endereço e inclua nas informações da imagem.
Mantenha as Informações Principais Atualizadas
As informações comerciais básicas, como horário de funcionamento, dias da semana, feriados… precisam estar corretas e atualizadas.
Isso pode não impactar diretamente nas classificações, mas se uma pessoa com fome verifica no mapa que o seu restaurante está aberto, dirige até ele e encontra ele fechado, você pode esperar uma crítica negativa nas revisões.
E essa crítica pode impactar as classificações.
Portanto, se o horário de funcionamento mudar, se tiver algum feriado ou qualquer outra alteração no padrão de funcionamento, você deve alterar também no Google Meu Negócio.
Mantenha sempre o seu perfil atualizado.
Veja também: Como Pesquisar Palavras-chave Locais
Obtenha Avaliações e Responda Todas Elas
É muito importante obter o máximo de avaliações (reviews) positivas possíveis, pois como já mencionei anteriormente, elas são um dos principais fatores de classificação local do Google.
Mas independentemente de uma avaliação ser positiva ou negativa, você deve responder todas elas. Isso mostra para os clientes e para o Google que você se importa.
E você pode responder às suas avaliações do GMB dentro do painel do Google Meu Negócio.
Já para obter avaliações, você precisa primeiro pedir aos clientes que deixem comentários.
Só que a maioria dos clientes satisfeitos vai esquecer de fazer isso, por isso, você precisa fazer com que seja muito fácil deixar os comentários.
A melhor maneira de fazer as duas coisas é enviar um e-mail para o cliente com um link para a revisão. Você pode gerar um link para revisão de duas maneiras:
- Vá até esta página e insira o nome da sua empresa
Isso vai mostrar o “ID do local” da sua empresa. Depois, é só adicionar o seu ID de local no final desse URL:
https://search.google.com/local/writereview?placeid=
Portanto, usando o exemplo acima, o URL final seria:
https://search.google.com/local/writereview?placeid=ChIJoYWlPXrVmwARsFjmuAWhwBk
Quando alguém clica nesse link, automaticamente ele solicita que o usuário deixe um comentário.
A outra opção é:
- Faça login em sua conta do GMB e clique no cartão “Receba sua primeira avaliação”.
Vai abrir uma nova janela com a opção de compartilhar o link pelo Facebook, WhatsApp, Twitter ou enviar por e-mail.