O Que É Backlink E Para Que Serve (Guia Definitivo)

O que é backlink

Quer saber o que é backlink?

Já procurou na internet, mas não encontrou nada que te explicasse direito?

Nesse post, vou te mostrar exatamente o que são backlinks e para que servem, os melhores tipos de backlinks e como conseguí-los.

É só rolar a página…

O que É backlink E Para Que Serve

Backlinks são links de um site para uma página em outro site.

São também conhecidos como “links de entrada” ou “links de sentido único”.

Backlinks

Eles são muito importantes em SEO, porque o Google e outros mecanismos de busca consideram os backlinks como “votos” de confiança entre sites.

Se muitos sites apontam para a mesma página ou site, os mecanismos de busca entendem que aquele conteúdo é de qualidade e, portanto, vale a pena mostrar nos primeiros resultados.

As páginas com uma quantidade grande de backlinks tendem a ranquear melhor nos resultados dos mecanismos de busca.

Agora que você já sabe o que é backlink, vamos ver porque eles são importantes.

Por que Backlinks São Importantes

Os backlinks funcionam como uma espécie de “voto de confiança” entre sites.

Em outras palavras, eles dizem para os mecanismos de busca:

Esse site é bom, confiável e útil!

Portanto, quanto mais “votos” (backlinks) você tiver, melhor será o posicionamento do seu site ou página nos resultados de pesquisas.

De fato, os backlinks formaram a base do algoritmo oficial do Google, conhecido como Page Rank.

De lá pra cá, o Google fez várias mudanças em seu algoritmo original, mas os backlinks continuam sendo um sinal de classificação importante.

E o Google confirmou que os backlinks continuam sendo um dos três fatores mais importantes no ranking dos mecanismos de pesquisa.

Mas nem todos os backlinks são iguais em termos de importância.

Alguns podem ser até prejudiciais.

Veja também: O que é SEO?

Quais Os Melhores Tipos de Backlinks

Nem todos os backlinks são iguais.

Se você quer aparecer nos primeiros resultados das pesquisas, foque em backlinks de qualidade.

Em outras palavras:

Um único backlink de alta qualidade pode ser mais poderoso que 1000 backlinks de baixa qualidade.

Mas o que é backlink de alta qualidade?

Os backlinks de alta qualidade tendem a ter as mesmas características.

1 - Eles Vêm De Sites Com Autoridade e Confiáveis

O que você prefere? 

Um backlink vindo da Wikipedia ou de um blog de aleatório?

O Google pensa da mesma forma.

Esse conceito é conhecido como “autoridade de domínio”. 

Quanto mais autoridade um site tiver, mais autoridade ele pode transmitir para você através do backlink.

Por exemplo:

Ahrefs-UOL-Domain-Rating

De acordo com o Ahrefs, o UOL é um site de grande autoridade de domínio. 

DR = 91

Por ter muita autoridade, o Google coloca um peso muito grande em um backlink vindo deste site.

O problema é que esses links são muito difíceis de se obter.

2 - O Backlink De Um Site Relacionado ou Do Mesmo Nicho

Vamos supor que você tenha um blog de tecnologia.

Nesse caso, o Google colocará muito mais peso se você obtiver um backlink de um site também de tecnologia, do que de um site de culinária por exemplo.

Por maior que seja a autoridade do site de culinária, o Google quer ver que os dois sites tem algum tipo de relação.

3 - Backlinks Dofollow vs Nofollow

Links “nofollow” são links com uma tag HTML (rel = ”nofollow”) aplicada a ele

<a href=”https://exemplo.com.br” rel=”nofollow”>Texto Âncora</a>


“Nofollow” em inglês significa:
não siga.

A tag “nofollow” basicamente diz aos mecanismos de pesquisa: ignore esse link.

Como os links nofollow não passam “PageRank” nem “link juice”, eles não contam como “votos de confiança” e consequentemente não afetam as classificações dos mecanismos de pesquisa.

Já os links “dofollow” são os links que verdadeiramente contam como “votos de confiança”.

Eles passam “link juice”, autoridade e “PageRank” para o site que apontam.

Portanto, você deve focar em adquirir links “dofollow” de alta qualidade, de sites com bastante autoridade e relacionados ao seu negócio.

Felizmente, a grande maioria dos links na web são links “dofollow”.

4 - O Backlink Utiliza A Palavra-Chave Como Texto Âncora

O texto âncora é a parte visível do link.

É a palavra-chave ou frase usada como link que aponta para o outro site.

Texto Âncora

O ideal é que os backlinks utilizem um texto âncora que inclua as palavras-chave (ou variantes) relativas ao seu destino final.

Exemplo:

Se a sua página é sobre “dieta cetogênica”, o ideal é que você tenha backlinks de outros sites apontando para sua página a partir da palavra “dieta cetogênica” e variantes.

Na verdade, estudos de SEO apontaram que existe uma correlação entre texto âncoras ricos em palavras-chave e classificações mais altas dessa palavra-chave.

Ahrefs-estudo-texto-ancora-palavra-chave-exata

Porém um alerta:

Você não pode exagerar no texto âncora rico em palavras-chave, ou isso será considerado como “spam”.

Em 2012 o Google lançou um filtro em seu algoritmo chamado “Google Penguin” para combater esse tipo de prática.

O Google Penguin filtra sites que usam estratégias de criação de links em massa e concentra-se especificamente em sites que criam backlinks com texto âncora de correspondência exata.

Ou seja, utilize as palavras-chave (e variantes) que você deseja ranquear como texto âncora de seus backlinks com moderação!

5 - O Backlink É De Um Domínio Que Nunca Apontou Para Você

Vamos supor que você ganha um backlink do site A. Ótimo!

Com o tempo, você ganha outro backlink do site A, mais outro, mais outro…

O segundo, terceiro e quarto links tem o mesmo peso do primeiro?

Não!

Links do mesmo site tem retornos decrescentes.

Em outras palavras:

É melhor ter 10 backlinks de sites diferentes, do que 1000 backlinks do mesmo site!

Estudos mostram que a quantidade de domínios diferentes que apontam para o seu site, é mais importante que a quantidade de backlinks.

Agora que você já entendeu o que é backlink e viu quais são os tipos de backlinks mais importantes, é hora de aprender como criar esses backlinks.

6 - Posicionamento do Backlink

Dependendo de onde o backlink está posicionado na página, ele pode passar mais autoridade do que outros. 

Se o link está na parte principal do texto da página, usa uma fonte ou cor que faz com que ele se destaque e usa texto que incentiva a pessoa a clicar nele, ele pode passar mais autoridade e “PageRank”. 

Por outro lado, se um backlink está posicionado no rodapé do site, na barra lateral, utiliza a mesma cor de texto do resto da página, o mesmo tipo de fonte ou um texto âncora que não estimula a clicar, ele pode passar menos autoridade e “PageRank”.

Como Criar Backlinks de Qualidade

Se você deseja que as pessoas linkem para o seu site ou página, precisa ter um conteúdo de qualidade.

Pode ser um post, vídeo, questionário, infográfico… basicamente alguma coisa que as pessoas queiram mencionar.

Por isso que SEO e marketing de conteúdo andam juntos.

Uma vez que você criou um conteúdo incrível que estimule as pessoas a mencioná-lo a ponto de criar um backlink para o seu site, é hora de conseguir esses backlinks.

1 - Posts De Grupos de Links

Os post de grupos de links, são posts que mencionam os melhores conteúdos na internet relacionados a algum tema.

Exatamente o tipo de conteúdo que você criou!

Geralmente são posts criados diariamente, semanalmente ou mensalmente e incluem uma breve redação.

Exemplos:

post-de-grupos-de-links

Esse é o passo a passo para conseguir esses backlinks:

  1. Encontre estes tipos de post para o seu nicho no Google:
    Procure no Google utilizando strings como: “melhores” +“palavra-chave” , ou “top” + “palavra-chave”.

  2. Ofereça seu conteúdo: Gentilmente ofereça o seu conteúdo para que seja incluído no próximo post de grupos de links.

Não poderia ser mais fácil do que isso.

Se o seu post for bom o suficiente para que alguém inclua no seu post de grupos de link, você ganhará um backlink de alta qualidade.

2 - Broken Link Building (Links Quebrados)

A maioria dos sites tem centenas, às vezes milhares de links. Muitos deles links internos e outros externos.

Por alguma razão, esses links podem parar de funcionar, principalmente quando uma página não existe mais.

Esse erro é conhecido como “Erro 404”.

A melhor maneira de encontrar esses “links quebrados” é procurar páginas de links no seu nicho.

Se você está no nicho de “cross fit” por exemplo, pode procurar no Google utilizando essas strings:

  • “cross fit” + “sites recomendados”
  • “cross fit” + “links”

Você pode facilmente descobrir se essas páginas tem algum link quebrado utilizando a extensão Check My Links do Google Chrome.

A extensão automaticamente encontrará os links quebrados em uma página e realçará em vermelho para que você os identifique.

check my links

A única coisa que você precisa fazer agora é contactar o dono da página e informar que ele tem um link quebrado apontando para um conteúdo que não existe mais.

E informar que você tem um conteúdo tão bom quanto ou melhor sobre o mesmo tema e perguntar se ele não gostaria de incluir o seu conteúdo no lugar.

Se o seu conteúdo for bom o suficiente, o dono da página ficará mais que feliz em criar um link para o seu conteúdo e corrigir o link quebrado.

3 - Guest Posting (Post Convidado)

Guest posting significa “post convidado”.

Em outras palavras, você escreve um post como convidado para o blog de outra pessoa.

Guest posting é uma das melhores maneiras de conseguir backlinks para o seu site.

A idéia por trás do guest posting é simples:

  • Você escreve um conteúdo de alta qualidade.
  • Inclui alguns links para o seu site no texto do conteúdo.
  • Você publica o seu conteúdo no blog de outra pessoa como convidado, de preferência, um blog com autoridade de domínio alta e no seu nicho.

Ultimamente tem sido cada vez mais difícil conseguir links com guest posting.

Os donos de blogs estão cobrando para que o seu conteúdo seja publicado.

Mas se você tiver paciência e souber procurar, é uma técnica que vale muito a pena.

Para começar com o guest posting, existem 5 etapas que você precisa seguir:

  1. Encontre blogs dispostos a publicar seu conteúdo.
  2. Qualifique esses blogs.
  3. Entre em contato com os donos.
  4. Crie um conteúdo de alta qualidade.
  5. Construa a relação e publique seu conteúdo.

O mais difícil é encontrar esses blogs que aceitam guest posting.

Para encontrar sites que publicam guest posts, você pode utilizar algumas strings de procura no Google:

  • Palavra-chave + “guest post”
  • Palavra-chave + “guest article”
  • Palavra-chave + “Add Guest Post”
  • Palavra-chave + “Submit Guest Post”
  • Palavra-chave + “Submit a Guest Article”
  • Palavra-chave + “Guest Post Guidelines”
  • Palavra-chave + “become a contributor”
  • Palavra-chave + “contribute to this site”
  • Palavra-chave + “Add Content”
  • Palavra-chave + “write for us”
  • Palavra-chave + “write for me”
  • Palavra-chave + “submit your writing”
  • Palavra-chave + “submit article”
  • Palavra-chave + “inurl:category/guest”
  • Palavra-chave + “blogueiro convidado”
  • Palavra-chave + “postagem de convidado”
  • Palavra-chave + “artigo de convidado”
  • Palavra-chave + “Adicionar postagem de convidado”
  • Palavra-chave + “Enviar postagem de convidado”
  • Palavra-chave + “Enviar um artigo convidado”
  • Palavra-chave + “Diretrizes para postagem de visitantes”
  • Palavra-chave + “tornar-se um contribuidor”
  • Palavra-chave + “contribuir para este site”
  • Palavra-chave + “Adicionar Conteúdo”
  • Palavra-chave + “escreva para nós”
  • Palavra-chave + “escreva para mim”
  • Palavra-chave + “enviar sua redação”
  • Palavra-chave + “enviar artigo”

Por exemplo, vamos supor que você queira publicar um artigo sobre “viagem para Bali”.

Você procuraria no Google:

guest post

Faça uma lista de todos os blogs que aceitam guest post, classifique os melhores e entre em contato com os donos oferecendo-se para escrever para eles.

4 - Infográficos

As pessoas adoram infográficos.

Na verdade, as pessoas preferem ver ilustrações e imagens sobre um assunto, do que texto simples.

Infográfico
É por isso que os infográficos estão entre os conteúdos que mais geram links na internet.

Para conseguir backlinks com infográficos você precisa seguir 5 passos simples:

  1. Publique um infográfico em seu site.
  2. Encontre sites que escrevam sobre o tópico do seu infográfico.
  3. Mostre seu infográfico a eles.
  4. Se ofereça para escrever um breve introdução para o infográfico.
  5. Obtenha seus backlinks contextuais.

5 - Testemunhos

As empresas adoram mostrar testemunhos de pessoas reais que utilizaram seus serviços ou produtos.

Se você utiliza algum produto ou serviço que gosta, considere enviar um testemunho para eles.

Comece com uma lista de produtos ou serviços que você usa, ou gostaria de usar.

Se tiver problema em gerar essa lista, procure pelos melhores serviços ou produtos no seu nicho.

Depois, procure o contato de cada um dos serviços no site e crie uma planilha com o e-mail de cada um, o produto/serviço e site correspondente.

Antes de perder tempo criando um depoimento …

Primeiro, sugira a ideia de que eles poderiam ter um depoimento criado por você.

Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao montar seu argumento de venda:

  • Apresente-se.
  • Diga a eles como a ferramenta ou produto deles ajudou você.
  • Incluia resultados específicos.
  • Pergunte se você pode fazer um depoimento.
  • Mantenha simples.

Basta mantê-lo curto, simples e gentil.

6 - Blogger Reviews (Revisão de Outros Blogs)

Se você tem uma ferramenta, serviço, produto físico ou qualquer coisa de valor que venda, você pode facilmente transformar isso em backlinks de alta qualidade.

Como?

Oferecendo o seu produto ou serviço para outros sites/blogs de graça.

  1. Encontre blogueiros no seu nicho que podem estar interessados em o que você pode oferecer.
    Por exemplo, se você tem um e-book sobre “receitas de bolos”, você pode procurar no Google por: “receitas de bolos”, receita de bolo de cenoura”, receita de bolo de chocolate”….
  2. Os resultados serão uma mistura de blogs, sites de notícias e sites de “como fazer”, tipo o e-how.com.
    Elimine os sites de notícias e sites do tipo “como fazer” e fique apenas com os blogs. Tipo esse:

revisao-de-blogs

Entre em contato com o dono, usando um e-mail como esse:

*Não se esqueça de trocar os conteúdos em colchetes [ ], pelas suas informações.

Olá, [nome do proprietário do site],

Eu estava pesquisando por [algumas receitas de bolo] hoje, quando encontrei seu site [site].

Adorei!

Na verdade, acabei de lançar um e-book que [ensina as pessoas a fazer receitas de bolo incríveis em casa].

Normalmente cobro [$], mas ficaria feliz em enviá-lo para você grátis.

Você teria interesse?

Sucesso,

[Seu nome]


AVISO:
Você precisa ter muito cuidado com a linguagem que usa nessa estratégia.

Observe que você não oferece o seu produto ou serviço em troca de um link ou revisão…o que violaria o guia de regras de webmaster do Google.

Ao invés disso, envie o produto e deixe eles decidirem se ele merece ou não ser mencionado em seus blogs.

7 - Reinvindicação de Link

Reivindicação de link é simples:

Primeiro, encontre menções sobre sua marca ou site, que não linkam para o seu site.

Muitas vezes as pessoas escrevem sobre uma marca, mas não colocam um link para o site.

Comece procurando no Google utilizando a string abaixo:

“seusite.com.br” -inurl:seusite.com.br

Dessa forma você encontra todos os sites que mencionam o seu site, mas exclui todas as páginas do seu próprio site.

Google-search
Seja criativo com suas palavras-chave; as pessoas podem escrever errado o nome da sua empresa com mais frequência do que você pensa.

Faça uma lista dos sites que você encontrou alguma menção ao seu site ou marca e verifique:

  • Menções sem um link.
  • Menções com links quebrados.
  • Menções com links errados (erro 404).

*Não se esqueça de trocar os conteúdos em colchetes [ ], pelas suas informações.

Olá [NOME],

Vi que você nos mencionou na [PÁGINA].

Muito obrigado!

A propósito, vi que você não criou um link para o nosso site. Seria de grande utilidade para seus leitores se você adicionasse um link, para que eles possam saber mais sobre nós.

Aqui está o link que você pode usar: [URL].

Muito obrigado,

[SEU NOME]


DICA:
Não se esqueça de enviar acompanhamentos depois do primeiro e-mail enviado.

Muitas pessoas não respondem o primeiro e-mail, ou simplesmente esquecem de responder.

8 - Método "Marca" ou "Site Falido"

Esse método consiste em 3 passos simples:

  1. Encontre marcas ou sites que faliram, estão desatualizados ou trocaram de nome recentemente.
  2. Depois, encontre sites que ainda apontam (tem links) para esses sites.
  3. Finalmente você envia um e-mail para o responsável por esses sites e os informa que eles estão apontando para um site/marca que não existe mais ou mudou de nome.

Deixa eu te mostrar como isso funciona na prática:

Vamos supor que você tenha um negócio online de camisetas.

A famosa marca de camisetas de SP, Banca de Camisetas, fechou as portas e o seu site bancadecamisetas.com.br não existe mais.

Isso significa que existem muitas páginas no site deles que não estão mais funcionando…

…páginas que outros sites continuam apontando!

Então, o primeiro passo é utilizar a ferramenta Ahrefs para encontrar todos os sites que apontam (tem backlinks) para o site do bancadecamisetas.com.br.

O Ahrefs é uma ferramenta paga, mas você pode utilizar uma versão de teste por 7 dias por apenas $7!

Ahrefs-bancadecamisetas.com.br

Uma vez que você encontrou todos os sites que apontam para o antigo site da Banca de Camisetas, agora você precisa clicar em “Export” para exportar todos os backlinks.

Depois é só entrar em contato com o dono desses sites e informar que o site não existe mais.

Esse é um exemplo de e-mail que você pode utilizar:

*Não se esqueça de trocar os conteúdos em colchetes [ ], pelas suas informações.

Olá [nome],

Eu estava procurando por artigos sobre o [tópico] esta manhã, e me deparei com seu excelente post: [título do Post].

Notei que você mencionou o [site Inexistente] em seu artigo.

Como você deve ter ouvido, o site [site Inexistente] não existe mais.

Aqui está uma captura de tela de onde o link está localizado: [captura de tela]

Além disso, publiquei recentemente um conteúdo sobre [tópico]. Pode ser um bom substituto para o [site Inexistente].

De qualquer forma, espero que isso ajude você e tenha um ótimo dia!

Obrigado,
[Seu nome]


Como você pode ver, as pessoas ficarão mais do que felizes que você as avisou e em criar um link para o seu conteúdo.

9 - Engenharia Reversa da Concorrência

Cada nicho tem um conjunto de oportunidades de gerar backlinks.

Portanto, recomendo que você reserve um tempo para analisar e fazer a engenharia reversa da sua concorrência.

Seus concorrentes gastam milhares de reais e centenas de horas desenvolvendo suas estratégias de criação de links para adquirir links de alta qualidade.

Se você tem um orçamento pequeno, por que você tentaria competir com essas empresas?

Provavelmente, você não conseguiria obter a mesma qualidade dos links que seus concorrentes obtêm.

A ideia que estou sugerindo é simples:

Espie seus concorrentes e roube seus melhores backlinks!

Você está basicamente acompanhando seus concorrentes; eles trabalham duro para obter links, você os segue e obtém os mesmos.

Esta também é uma das estratégias de criação de links mais eficazes em termos de taxa de ganho e tempo geral investido por link ganho.

Comece fazendo uma lista dos concorrentes que aparecem entre os 5 primeiros no Google para a palavra-chave que você deseja ranquear.

Não importa se eles são maiores ou menores que você. Todos eles vão te ensinar algumas lições valiosas.

Depois de criar sua lista de concorrentes, você precisa analisar o seu perfil de backlinks.

Minha ferramenta favorita para isso é o Ahrefs, eles tem o maior banco de dados de backlinks do planeta.

A análise é simples: vá para o Site Explorer do Ahrefs, adicione o link de um de seus concorrentes e clique no botão laranja.

Ahrefs-site-explorer

No menu do lado esquerdo, clique no link que diz: Backlinks

Ahrefs backlinks

Aqui você pode ver todos os backlinks que seu concorrente (neste caso, um blog …) tem.

Para tornar sua análise mais interessante, clique no botão “Tipo de link” na barra acima dos resultados.

Ahrefs backlinks dofollow

Aqui você pode organizar os links por aqueles que são “Dofollow”, governamentais, educacionais e editoriais (ou seja, aqueles que estão vinculados naturalmente a uma parte do conteúdo).

Digamos que você queira ver os links “Dofollow” de seu concorrente.

Exporte a lista de URLs que encontrar para cada concorrente.

Depois de encontrar uma lista de backlinks, comece abrindo em uma guia separada, um link de cada vez.

A partir daqui, você precisa começar a pensar. 

O que seu concorrente fez para obter esse link?

Conforme você trabalha na lista de replicação de links, você terá uma boa noção desse processo.

Você poderá descobrir novas oportunidades, ter uma ideia do que as pessoas gostam em seu setor e ver que tipo de conteúdo obtém mais links.

Veja também: O que são palavras-chave?

Conclusão

Backlinks são links externos de um site para outro site.

Cada backlink funciona como um “voto de confiança“, um endosso aos olhos do Google de que seu site é:

Esses backlinks precisam ser de alta qualidade e livres de spam. 

Quanto mais autoridade o site que estiver linkando tiver, mais impacto ele terá nos resultados de SEO.

Um bom backlink é relevante (mesmo nicho ou similar), vem de um site conhecido e com autoridade e tem um texto âncora preciso.

Um backlink ruim é o oposto.

E ai, ficou com alguma dúvida ainda sobre o que é backlink? 

Use os comentários abaixo que terei prazer em responder.

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