Toda campanha de SEO começa com uma pesquisa de palavras-chave eficiente, e para SEO local não é diferente.
Felizmente, a pesquisa de palavras-chave de SEO local é basicamente um processo feito uma única vez.
Ao contrário de um blog ou site, geralmente você não precisa ficar procurando novas palavras-chave o tempo todo.
Na maioria dos casos, tudo que você precisa para começar é uma pequena lista de palavras-chave que as pessoas usam para encontrar seu negócio local.
E eu vou lhe mostrar exatamente como fazer isso agora.
Veja também: Google Meu Negócio (GMB) – O Que é
Planejador de Palavras-Chave do Google (GKP)
O Planejador de Palavras-Chave do Google é uma ótima ferramenta para começar sua pesquisa.
Eu sugiro que você comece analisando seus concorrentes.
Para isso, você pode utilizar a opção “Comece Com Um Website”.
Coloque o endereço URL de um dos seus concorrentes:
E o Google vai sugerir um monte de palavras-chave com base nos termos que aparecem nessa página. Selecione as melhores palavras baseadas na quantidade de procura e concorrência.
Se você não tiver nenhum concorrente para espionar, pode usar o GKP de outra forma.
Escolha a opção “Começar Com Palavras-Chave” e coloque a palavra-chave + localização.
Exemplo: pizzaria moema sp
Ele lhe dará uma lista de palavras-chave relacionadas.
Veja quais as variações dessa palavra-chave obtêm o maior volume de pesquisa.
Estas serão as palavras-chave que você deve concentrar seus esforços.
Veja também: Como Funciona o SEO Local
Google Sugestões
Outra forma de descobrir palavras-chave locais é mediante as sugestões de pesquisa do Google.
A única coisa a ter em mente aqui é que a pesquisa local deve ser algo que os clientes locais em potencial irão pesquisar.
Você pode usar a mesma estratégia, comece procurando pela palavra-chave + localização.
Exemplo: pizzaria moema sp
Todas essas sugestões do Google são possíveis palavras-chave locais.
Escolha as mais importantes para o seu negócio.