SEO local é a prática de otimização de sites e do Google Meu Negócio (GMB), para ajudar sua empresa a aparecer nos resultados de busca local do Google, atraindo mais visitas, clientes e reconhecimento de marca.
Se você tem uma loja, um restaurante, imobiliária, é um dentista, advogado… ou tem qualquer tipo de negócio que atende uma determinada área, você quer que o seu negócio apareça nos resultados do Google para quem procura pelo seu serviço nesse local.
Qualquer empresa que tenha uma localização física ou atenda a uma área geográfica pode se beneficiar do SEO local.
Se você pesquisar no Google por palavras-chave importantes relacionadas ao seu negócio e um mapa com três listagens aparecer nos resultados (também conhecido como pacote de mapas), o SEO local pode ajudá-lo a expandir seu negócio.
Mas para entender como funciona o SEO local, você precisa saber como o Google funciona primeiro.
Por Que SEO Local é Importante
Para você entender o quão importante é o SEO local, eu vou lhe mostrar algumas estatísticas interessantes:
- 46% de todas as pesquisas feitas no Google tem intenção local (Fonte: Search Engine Round Table).
- 29% de todos os resultados do Google apresentam um pacote local, aquele mapa com os 3 primeiros negócios (Fonte: RankRangers)
- 76% das pessoas que pesquisam um negócio local pelo celular, acabam visitando a loja no mesmo dia (Fonte: Google).
É visível que as pesquisas locais representam uma grande parte do SEO.
Se você conseguir colocar o seu negócio entre os três primeiros resultados locais do Google, as chances são enormes de atrair novos clientes e aumentar as vendas.