Depois de ver alguns dos principais modelos de posts que fazem sucesso, é hora de colocar a mão na massa.
Para escrever um bom texto SEO, você deve levar em consideração alguns princípios básicos:
- Escreva como você fala;
- Espalhe as palavras-chave pelo texto, mas não de qualquer maneira;
- Use subtítulos e espaços em branco;
- Use vídeos e imagens;
- Conteúdo longo é melhor do que conteúdo curto;
- Inclua links para fontes confiáveis;
- Use alguns hacks de redação de SEO.
Tendo isso em mente, é hora de pegar caneta e papel (ou abrir o computador) e começar a criar conteúdo.
Embora cada nicho tenha suas particularidades, os princípios gerais são os mesmos.
Existem algumas técnicas que você pode utilizar para criar textos SEO que o público adora e o Google entende e valoriza.
Veja Também: O Que é uma URL
Estruture o Conteúdo da Maneira Certa
A maioria das pessoas acham que redação para SEO é só escrever palavras e mais palavras, como um texto normal.
Mas não é bem assim.
Em um texto SEO a estrutura do conteúdo é tão importante quanto o próprio texto.
E o melhor lugar para encontrar estruturas de conteúdo comprovadas é o Udemy.
O Udemy é uma das maiores plataformas de cursos online do mundo.
Se um curso faz sucesso no Udemy, pode ter certeza de que a forma como ele foi estruturado funciona.
Veja como você pode pesquisar no Udemy para deixar o seu texto SEO bem estruturado.
Primeiro, vá para Udemy e digite uma palavra-chave.
Por exemplo, digamos que você esteja escrevendo uma postagem no blog sobre web design.
Você pesquisaria por “web design”:
O Udemy vai lhe mostrar todos os cursos de web design mais populares.
Em seguida, escolha um curso que tenha muitas avaliações.
Aqui está um:
Como você pode ver, mais de 20 mil pessoas se inscreveram neste curso de web design e mais de 6 mil fizeram avaliações.
Isso significa que essas pessoas gostaram desse curso e da forma como ele foi estruturado.
Ele apresenta exatamente o que as pessoas querem.
Agora, role a página para baixo até a seção “Conteúdo do curso”.
É aí que você vai encontrar a estrutura comprovada para servir de base na sua próxima postagem no blog.
É claro que você não vai copiar o curso do Udemy, mas você pode usar como ideia de estrutura e tópicos para o seu conteúdo.
Pinte o Cenário e Ofereça a Solução
Essa é uma técnica bastante utilizada na introdução de artigos.
A estratégia é baseada em um método antigo de PNL (programação neurolinguística) e muito utilizado em propaganda, chamado “modelo de ponte”.
É uma das minhas estratégias preferidas para redação de SEO.
O objetivo é despertar a curiosidade e fazer com que os leitores se interessem em ler o artigo.
Ela funciona em três etapas:
- Crie o cenário: exemplifique o problema, pinte uma imagem do mundo ideal deles.
- Mostre a realidade: mostre a situação atual e toda a dor e desconforto causado.
- Ofereça a solução (ponte): crie uma ponte entre as duas situações e posicione seu artigo como a solução.
A maioria dos redatores costuma se concentrar em apenas uma etapa do processo, mas para que a introdução funcione, você precisa usar as três etapas.
Eu vou lhe mostrar, na prática, como funciona.
Vamos supor que você queira escrever um artigo sobre ‘como ganhar dinheiro online”.
Na primeira etapa você cria a situação ideal, pinta o cenário, por exemplo:
“Imagina se você pudesse ganhar dinheiro dormindo, quão boa seria a sua vida?
Poder largar o emprego, viajar o mundo e nunca mais se preocupar com dinheiro?”
Na segunda etapa, você mostra a situação atual e todo desconforto que ela causa:
“Mas no momento você está aqui, sem dinheiro, lendo esse livro e desejando que a sua vida fosse assim.
Eu sei como é, também já passei por isso…”
Na terceira etapa, ofereça a solução e faça a ponte:
“Mas não precisa ser assim…
Existe uma maneira de começar a ganhar dinheiro online e você está sentado em cima dela o tempo todo.
E eu vou lhe mostrar exatamente como fazer isso nesse artigo, é só rolar para baixo…”
Entendeu como funciona?
Você deixa a pessoa curiosa e com vontade de saber mais.
Você dá a sensação de que ela encontrou exatamente o que estava procurando.
Isso porque esse modelo faz com que a pessoa tenha uma visão geral do assunto, ele faz perguntas, contém emoção e no final adiciona uma promessa de solução.
Você pode usar essa técnica para começar a escrever as introduções dos seus textos de SEO daqui para frente.
Prenda a Atenção com Perguntas
Quer saber um segredo sobre a psicologia humana?
Eu não sabia disso, mas quando descobri transformou completamente a forma como eu desenvolvo conteúdo para SEO.
O ser humano é programado para encontrar respostas para as perguntas que são feitas.
O nosso cérebro está sempre procurando completar um ciclo de informações em aberto.
Sabe por que isso acontece?
É porque nossos cérebros foram projetados para encontrar soluções e nos mantêm presos até encontrarmos.
E a melhor parte disso tudo?
A maioria das pessoas nem percebe, porque isso acontece no subconsciente.
Elas apenas sentem necessidade de continuar lendo.
Você percebeu que fiz isso com você desde o início desta seção?
Eu usei exatamente essa técnica para deixar você curioso e ler a próxima frase.
Os publicitários se aproveitam dessa falha psicológica há anos, usando um hack de copyrighting chamado “loops abertos”.
Mais tarde eu vou explicar melhor como você pode tirar proveito disso.
Por enquanto, você precisa entender que as perguntas são uma ferramenta muito poderosa que dão ao leitor uma razão subconsciente para continuar lendo.
Você pode usar perguntas específicas ou gerais, o objetivo é fazer com que o leitor passe o maior tempo possível dentro do seu site.
Hackeie a Psicologia do seu Leitor com “Loops Abertos”
Na técnica anterior eu falei de um hack de copyrighting muito usado pelos publicitários, chamado “loops abertos”.
Eles exploram uma falha psicológica enraizada no subconsciente de cada um de nós.
Esses ciclos abertos são uma das maneiras mais poderosas de aumentar o tempo de permanência na página e reduzir as taxas de abandono.
Esses dois fatores contribuem para um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa do Google.
Eles funcionam da seguinte forma:
- Abra o ciclo: provoque estimulando com algum conteúdo interessante que virá depois.
- Feche o ciclo: incluindo esse conteúdo mais tarde no texto.
Olhando dessa maneira você deve estar pensando: eu não caio nessa estratégia.
Mas esse é um hack muito utilizado em programas de televisão e vídeos no YouTube, para fazer com que os espectadores assistam até o final.
Eu mesmo usei na seção anterior, quando disse: “Mais tarde eu vou explicar melhor como você pode tirar proveito disso”.
Criei um ciclo aberto (open loop) para prender seu interesse e agora fechei com essa seção.
Os principais contadores de história usam essa técnica há anos e você nem deve ter percebido.
Agora que você já conhece, pode incluir no seu arsenal de ferramentas para redator de SEO.
Mas essa ainda não é a melhor dica dessa lista.
Estou guardando isso para um pouco mais tarde. Você vai ter que ler até o final para descobrir.
Adicione “Bucket Brigades” ao seu Conteúdo
Na tradução literal, “bucket brigades” significa “brigada de baldes”.
Sabe aquelas filas de pessoas passando um balde de água para a outra para apagar um incêndio? Essa expressão surgiu daí no inglês.
Mas o que isso tem a ver com SEO?
Eu vou lhe explicar…
Quando alguém encontra o seu site no Google, duas coisas podem acontecer:
- Eles olham e vão embora.
- Eles gostam e continuam lendo.
E quando as pessoas ficam na sua página lendo até o final, o Google pensa:
“Opa, as pessoas gostaram dessa página, vamos dar um impulso na classificação.”
Mas quando as pessoas entram na página e vão embora logo depois, o Google acha que a página não é boa e joga lá para baixo nos resultados.
A questão é, como você evita que as pessoas vão embora? Use “Bucket Brigades”!
Em SEO, “Bucket Brigades” são palavras curtas que fazem a ligação entre um parágrafo e outro.
Você já deve ter percebido que eu uso muitas palavras curtas terminando com dois pontos.
Isso é uma “Bucket Brigade”.
Essa é uma tática de redação antiga que foi originalmente criada para cartas de vendas.
Elas foram adaptadas para redação de SEO e funcionam muito bem.
Elas conectam partes do texto fazendo com que o leitor queira sempre ler o que vem depois.
Tudo o que você precisa fazer é encontrar um ponto em seu conteúdo onde alguém possa perder o interesse e ir embora.
Nesse ponto você adiciona uma “Bucket Brigade”.
Você pode repetir isso algumas vezes, sempre em algum momento do texto onde naturalmente exista uma pausa que permita o leitor perder o interesse.
Você pode inventar suas próprias “Bucket Brigades”, ou pode usar alguns modelos testados e comprovados, como:
- Você pode estar se perguntando:
- Mas aqui está o segredo:
- Quer saber a melhor parte?
- Eu vou explicar melhor:
- Qual é o resultado?
- Aqui está o porquê:
- Por outro lado…
- Mas espere, deixe-me dizer uma coisa:
- Pense nisso:
Dessa forma você mantém o leitor no seu site, evita que ele vá embora e manda um sinal para o Google de que a sua página é ótima e deve ser colocada nos primeiros resultados.
Use Palavras Poderosas para Criar Emoção
Palavras poderosas são palavras que redatores usam para desencadear uma resposta psicológica ou emocional.
Elas são chamadas de “palavras poderosas” porque são tão persuasivas, que quando as pessoas leem ou escutam, não conseguem deixar de sentir algo.
Certas palavras têm o poder de estimular nossas emoções mais primitivas.
E você não precisa ser um redator experiente para se beneficiar disso.
Elas podem ser usadas por qualquer um – mesmo os inexperientes – para motivar as pessoas a realizar uma ação específica em seu site.
Algumas palavras podem provocar felicidade, tristeza, deixar você animado, curioso, irritado…
A lista de palavras poderosas é enorme e está um pouco além do escopo deste livro.
Por isso, recomendo que você dê uma olhada nesses três livros de copyrighting específicos sobre o assunto:
- Palavras que vendem (https://amzn.to/3zJyMDC)
- Mais palavras que vendem (https://amzn.to/2YlzV6h)
- Sumo lista com mais de 401 palavras de poder
Sempre que você for escrever é bom dar uma olhada nesses livros.
Você pode usar essas palavras em:
- Títulos
- Subtítulos
- Introduções
- Apresentações
- Frases de chamariz
- Em botões
- Para provocar emoção e ação
O Método CPM
Essa é uma técnica desenvolvida pela lenda do SEO, Brian Dean.
Ela é muito parecida com a técnica que mostrei anteriormente, “Pinte o Cenário e Ofereça a Solução”.
Funciona da seguinte maneira:
- Concorde: reconheça o problema do leitor e concorde com ele.
- Prometa: faça uma promessa sobre como consertar o problema.
- Mostre: dê a eles uma amostra do que você vai apresentar no artigo.
Essa estrutura é útil para SEO porque trabalha com emoção.
Se você apertar os botões emocionais certos, poderá fazer o leitor concordar em segundos.
Otimize Seu Conteúdo para “Eficiência de Atenção”
As pessoas hoje em dia têm uma quantidade limitada de tempo livre.
Elas gastam muito tempo trabalhando, cuidando dos filhos, da família, no trajeto para o trabalho, fazendo coisas que não gostam, resolvendo problemas…
Elas não têm muito tempo para perder lendo o seu conteúdo.
Além disso, na internet as pessoas não leem uma página, elas escaneiam.
Se elas gostarem, aí sim podem parar para ler o conteúdo.
Por isso, o seu trabalho como criador de conteúdo é dizer mais, com menos.
Você precisa criar um conteúdo que seja curto, agradável, fácil de ler, com imagens, subtítulos, listas, engajado e direto ao ponto.
A melhor maneira de conseguir isso é usando o mínimo de palavras possível.
Se você prestar atenção, esse livro não perde tempo com informação desnecessária, não há nada aqui que não precise estar aqui.
Em um texto de SEO, você não deve usar parágrafos com mais de duas sentenças, listas longas, frases contínuas ou nada que não possa ser dito com uma imagem.
É isso que significa otimização para eficiência de atenção. Você usa o mínimo de palavras para transmitir uma ideia.
Adicione Palavras-Chave LSI ao Conteúdo do Seu Blog
Já foi o tempo que a quantidade de vezes que você repetia a palavra-chave no texto da página influenciava na classificação geral.
Para o Google hoje, com sua tecnologia de inteligência artificial, isso não influencia mais.
Em vez disso, ele passou a dar mais atenção às palavras-chave LSI (Latent Semantic Indexing).
Palavras-chave LSI nada mais são do que sinônimos e palavras intimamente relacionadas.
Eu já expliquei melhor o que são palavras-chave LSI no capítulo “O Que São Palavras-Chave” e como você pode encontrá-las.
As palavras-chave LSI ajudam o Google a entender melhor do que se trata a sua página.
A boa notícia é que o próprio Google mostra quais são essas palavras.
Para encontrar palavras-chave LSI, basta fazer uma pesquisa no Google usando a palavra-chave principal que você deseja se posicionar e rolar até o final da página.
Você vai ver uma seção chamada “Pesquisas Relacionadas”.
Essas são palavras que o Google considera intimamente relacionadas à sua palavra-chave inicial, termos que as pessoas também utilizam nas procuras e tópicos diretamente relacionados.
Vamos supor que você esteja escrevendo um artigo sobre marketing digital.
Ao procurar no Google por essa palavra-chave “marketing digital” e rolar a página até o final, você vai ver:
Essas são palavras-chave LSI perfeitas, diretamente relacionadas à sua palavra principal, ótimas para você utilizar no seu texto.
Mais na frente nesse livro, vou lhe mostrar algumas ferramentas de SEO que você pode utilizar para encontrar ainda mais palavras-chave LSI.
Potencialize seus Títulos
As “tags” de título são a primeira coisa que as pessoas veem nos resultados do Google.
Exemplo:
Você pode usar uma “tag” de título igual ao título original do post, ou uma variação dele.
E deve sempre incluir a palavra-chave no título, de preferência o mais próximo possível do início.
Mas você pode ir além, e incluir palavras poderosas para transmitir emoções, lembra delas?
Isso pode fazer com que você melhore drasticamente a sua taxa de cliques.
E melhorando a sua taxa de cliques, o Google reconhece a sua página como mais atrativa, impulsionado o posicionamento nos resultados.
Vamos supor que você queira criar um título sobre exercícios para mulheres perderem peso, exemplo:
- 11 exercícios para mulheres perderem peso
Agora, vamos torná-lo emocional. Este tipo de título exige algumas palavras de poder positivas:
- 11 exercícios incríveis para mulheres que querem se sentir sexy no verão
- Fique deslumbrante nesse verão com esses 11 exercícios incríveis
Viu como muda o apelo completamente?
Para editar suas “tags” de título, você pode usar um plugin de SEO gratuito para WordPress chamado RankMath.
Ele tem uma opção no final da página de cada post com uma interface simples para você escolher o título.
Dica: use outro plugin gratuito para testar títulos diferentes, com palavras poderosas diferentes, para ver qual recebe mais cliques.
Para cada postagem que você publicar, escreva três títulos diferentes e teste.
Basta instalar esse plugin e criar quantas variações de títulos desejar.
Assim que um título vencedor for encontrado, o plugin automaticamente passará a usar esse título como padrão.
Facilite a Leitura Usando a Fonte Certa
Na minha opinião, a tipografia é a parte mais incrível e difícil do design.
As fontes (letras) podem facilitar ou dificultar a leitura, transmitir sentimentos, diminuir ou aumentar o tempo de leitura…
Elas são a linguagem corporal do seu conteúdo.
Às vezes, suas palavras dizem uma coisa, mas sua fonte diz outra.
Por exemplo, se eu tivesse escrito esse texto em:
Comic Sans:
você levaria menos a sério.
Times New Roman:
seria mais profissional.
Se você deseja projetar uma emoção específica, precisa usar a fonte certa.
Mas o mais importante, sua fonte pode influenciar o que é chamado de “caminho de leitura”.
No ocidente nós lemos da esquerda para direita.
Dependendo da fonte que você usa, pode gerar dois impactos na leitura: ajudar ao longo do caminho ou interromper para que eles parem de ler.
É por isso que jornais, livros e revistas geralmente usam fontes com serifa, porque elas ajudam a manter as pessoas na sua página.
As fontes com serifa são aquelas fontes com pequenas abas nas pontas.
Exemplo:
Usar fontes com serifa ajuda subconscientemente a guiar o leitor durante a leitura da página.
Mas se você não quiser usar uma fonte com serifa, não tem problema.
Basta aumentar um pouco o tamanho da fonte, isso faz com que sua página fique mais fácil de ler, seja mais acessível e aumente a conversão.
Use Voz Ativa
A voz ativa é basicamente escrever como você fala, usando frases curtas, pessoais e diretas.
É uma maneira de escrever que tem mais direção e clareza, usa menos palavras e guia o leitor, ideal para internet, onde as pessoas têm pouco tempo de decisão e tudo está a um clique de distância.
As pessoas quando estão conversando não falam como em uma monografia de faculdade, cheia de jargões técnicos e palavras rebuscadas.
Em vez disso, elas falam desse jeito:
[Pessoa] > [Ação] > [Objeto]
Exemplo:
- Marcello faz SEO
- João toca violão
- Rodrigo anda de skate
Mas quando somos ensinados a escrever, nós alteramos essa ordem:
[Objeto] > [Ação] > [Pessoa]
- O SEO é feito por Marcello
- O violão é tocado por João
- O skate é praticado por Rodrigo
Essa forma de escrever dá muito mais trabalho, é menos agradável de ler e leva muito mais tempo para escrever.
Por isso, você deve usar a voz ativa, ser curto e direto, sem muita enrolação.
Use Rich Snippets
Você já viu aquelas seções que se destacam nos resultados do Google, onde aparecem uma lista de itens, vídeos ou produtos?
Exemplo:
Eles são chamados “rich snippets” ou trechos destacados.
Nem todos você consegue incluir na página, como produtos ou vídeos, mas outros sim.
E você pode tecnicamente incluir alguns desses “snippets” em qualquer lugar da página.
Eu prefiro colocar no topo, porque acho que o Google coloca um pouco mais de importância neles quando são usados no início.
Além disso, dá aos usuários uma resposta rápida às suas perguntas, assim que acessam seu site.
Pela minha experiência, os “rich snippets” aumentam consideravelmente as suas chances de aparecer no primeiro resultado de destaque do Google.
Mais para frente eu dedico um artigo inteiro aos “rich snippets” e como usá-los.
Agora que você já sabe como escrever um texto SEO e aumentar drasticamente as suas chances de classificação, vamos ver como criar uma estratégia de criação de conteúdo simples, para que você nunca fique sem ideia.