O Pacote de Mapa do Google
Você já deve ter visto um conjunto de três resultados de negócios locais que aparece em determinadas pesquisas, com um foto pequena ao lado de cada negócio e um mapa maior em cima.
Esse é o Pacote de Mapa Local, também conhecido como “Map Pack”.
Por exemplo, quando você pesquisa por “Pizzaria Moema SP”, o Google mostra um Pacote de Mapa Local no topo dos resultados.
E os resultados orgânicos normais logo abaixo:
Eu já mencionei os fatores de classificação principais do Pacote de Mapa Local, mas vale lembrar que o Google tem um algoritmo específico para o Map Pack com um conjunto de regras próprio.
Alguns fatores de classificação tradicionais, como backlinks por exemplo, podem ajudá-lo a classificar nos resultados locais e orgânicos, mas outros, como as citações NAP, são importantes apenas para classificação no Pacote de Mapas.
Outra coisa importante é que não mostra o mapa apenas para pesquisas com palavras-chave que contêm uma cidade, estado ou região específica.
Se o Google achar que sua pesquisa precisa de um conjunto de resultados locais, ele vai mostrar para você, mesmo que a palavra-chave não seja obviamente local.
Por exemplo, se você pesquisar por “pizzaria”, o Google lhe mostrará um pacote de mapa local com as pizzarias mais próximas do local onde você está.
Isso é importante na hora de você fazer sua pesquisa de palavras-chave locais.
Você precisa se concentrar nas palavras que tenha o seu “negócio + cidade” juntos, mas não deve descartar palavras mais genéricas.
Muitas vezes a palavra genérica tem muito mais volume de pesquisa do que o seu negócio + cidade.
Como Verificar sua Posição no Mapa
A primeira coisa a fazer antes de qualquer campanha de SEO local é verificar onde você está classificado nos resultados.
Você precisa ver sua classificação no Pacote de Mapas e rastrear suas posições ao longo do tempo.
Existem várias ferramentas para isso, o problema é que com o SEO local, o local de onde você está pesquisando influencia nos resultados.
Na verdade, os resultados do Pacote de Mapas podem ser completamente diferentes dependendo de onde você faz a procura.
E basta alguns quilômetros de diferença para o resultado mudar.
Esses resultados são apresentados sob medida para a posição da pessoa que está procurando.
A mesma pesquisa realizada a alguns quarteirões de distância pode trazer um resultado completamente diferente do Pacote de Mapas, ou os mesmos resultados em uma ordem diferente.
Se você rastreia as suas posições a partir de um local apenas, você não consegue ter uma visão real da sua classificação geral.
Por isso que você precisa ter uma visão mais ampla, para poder ver realmente a sua classificação em toda sua cidade ou região.
Você pode usar duas ferramentas para fazer esse rastreamento detalhado de mapas.
A primeira é a LocalFalcon:
Ou você pode usar a LocalViking, que faz praticamente a mesma coisa.
Você deve informar o nome da sua empresa exatamente como está no Google Mapas, e para isso você vai precisar ter o seu perfil no Google Meu Negócio já configurado.
Depois, informe a palavra-chave que você quer verificar sua classificação e escolha o quão específico ou amplo você quer que o rastreamento seja.
A ferramenta é automaticamente configurada com uma grade 7 x 7, o que lhe dá uma ótima ideia de onde sua empresa está posicionada em toda esta área.
Você pode expandir até 15 x 15, se você realmente quiser ter uma visão mais ampla da sua classificação em toda região.
Depois de efetuar a varredura, a ferramenta lhe mostrará exatamente a sua classificação no mapa de resultados do Google de acordo com cada região.
Você vai ver um mapa preciso que mostra em que posição dos resultados você se classifica em vários pontos diferentes da cidade.
Você pode descobrir os lugares da cidade onde você não se classifica tão bem ainda e pode melhorar.
Depois, é só pesquisar no Google esse local específico, ver quem está classificando na sua frente, tentar descobrir os motivos e otimizar o seu Google Meu Negócio para melhorar sua classificação.