Otimização de Conteúdo

Otimização de Conteúdo

Tópicos

SEO Marketing: O Guia Definitivo

4.6/5

Como ficar em #1 no Google, aumentar as visitas e vender MUITO mais! O livro brasileiro de SEO mais vendido na Amazon!

Meta Descrição

O Que é Uma Meta Descrição

A meta descrição é um elemento de HTML que fornece um breve resumo do conteúdo de uma página da web.

Tem como objetivo principal convencer e motivar o usuário a clicar no seu link nos resultados de busca do Google e em outros motores de busca.

Embora as meta descrições não sejam um fator direto de classificação no algoritmo do Google, elas desempenham um papel crucial na taxa de cliques (CTR) do seu site.

Uma meta descrição bem escrita pode atrair um usuário a clicar no seu resultado em vez dos outros listados na página.

Geralmente, uma meta descrição tem um comprimento de cerca de 155 caracteres, a fim de ser exibida completamente nos resultados de busca.

Ela deve ser relevante para o conteúdo da página, incorporar palavras-chave importantes e ser atraente o suficiente para incentivar os usuários a clicarem no seu link.

O Hack de Meta Descrição que Ninguém lhe Contou

As “metadescrições” são as caixas de texto que aparecem logo abaixo de cada título nos resultados da pesquisa, exemplo:

Meta Descrição Hack

Apesar do Google já ter declarado abertamente que as meta descrições não são usadas como fator de posicionamento, elas podem ser usadas para aumentar a taxa de cliques!

E como já vimos anteriormente, as taxas de cliques são um fator de classificação nos resultados.

Quanto mais atraentes, persuasivas, engajadas e informativas as meta descrições, maior será a probabilidade de os usuários clicarem no seu resultado.

Inclusive, você pode utilizar palavras poderosas também nas meta descrições.

O expert em marketing digital, Neil Patel, costuma dizer que uma boa meta descrição deve ser:

  • Descritiva: dizer sobre o que trata seu artigo;
  • Persuasiva: convencer o leitor a clicar;
  • Curiosa: gerar curiosidade sobre o seu conteúdo;
  • Baseada em intenção: mostrar ao usuário que este é o artigo que ele estava procurando;
  • Ter cerca de 156 caracteres: as descrições do tamanho de um Tweet têm o melhor desempenho.

Inclua a Palavra-Chave na URL

Existem estudos de fatores de classificação nos resultados do Google, que mostram que as URLs curtas com a palavra-chave incluída obtêm classificações mais altas.

Nesse artigo, eu abordo o que são URLs e porque elas são importantes para SEO.