O primeiro passo para criar um bom conteúdo é usar um modelo que já faz sucesso.
Um modelo ou “template” é uma maneira simples de apresentar o tipo de postagem que você vai escrever.
Felizmente existem muitas maneiras testadas e comprovadas de fazer isso.
Esses são os principais modelos de posts mais usados:
Posts de Lista
Os posts de lista são o tipo de conteúdo que as pessoas adoram ler e compartilhar.
Eles são ótimos para divulgar as melhores ideias, dicas, lugares, receitas…
Um dos segredos para fazer um post de lista funcionar bem é incluir o número no título.
E alguns estudos mostram que números ímpares, como 7, 13, 21… funcionam melhor do que números pares.
Eles não precisam ser apenas para conteúdo viral, você pode usá-los para criar muitos estilos diferentes de conteúdo. Por exemplo:
- Tutoriais: 21 dicas de redação de SEO que funcionam
- Postagens de viagem: 13 melhores praias em Bali
- Postagem resumida: 13 dicas de especialistas para se tornar vegano
Para se divertir um pouco, coloque sua lista na ordem inversa. Comece com o último item e vá descendo até o primeiro.
As postagens de lista também oferecem a oportunidade de aparecer em “rich snippets”, que são as caixas de texto do conteúdo que aparecem antes do primeiro resultado no Google.
Por exemplo: se você pesquisar no Google “melhores sites de crossfit”, os dados de uma postagem da lista serão extraídos para lhe mostrar:
Existem vários benefícios em posts de listas.
Eles devem fazer parte de qualquer estratégia de criação de conteúdo para SEO.
Veja também: O Que São Palavras-chave LSI
Posts Tipo “Como Fazer”
As postagens do tipo “como fazer” (também conhecidas como tutoriais) são algumas das informações mais pesquisadas e lidas na internet.
Se você tem uma solução para um problema comum, transforme-a em conteúdo.
Esta postagem é mais bem escrita em formato longo, contendo pelo menos 1.500 palavras.
A ideia é aprofundar e ajudar o leitor a resolver seu problema.
Eles também são um ótimo conteúdo para compartilhar:
- Vídeos
- Imagens
- Trechos de áudio
É por isso que muitas vezes aparecem em primeiro lugar nos resultados, ou acabam em “rich snippets” no Google para consultas de pesquisa relacionadas a problemas.
Esse é um exemplo de post “como fazer” no meu blog:
Os posts do tipo “como fazer” usam vários tipos de mídia para ajudar a mostrar seu ponto de vista e criar muito valor.
Não importa o tamanho do conteúdo, eles seguem a mesma estrutura básica:
- Apresente o problema que você está resolvendo;
- Apresente a solução e os benefícios do seu processo;
- Liste cada etapa de sua solução;
- Forneça muitos detalhes;
- Conclusão / apelo à ação.
Concentre-se nos benefícios e não se esqueça de incluir sua frase de chamariz.
Esses são os tipos de postagens que você precisa incluir na sua estratégia de criação de conteúdo.
Posts de Avaliações (Reviews)
As avaliações são uma ótima maneira de fornecer liderança inovadora.
Revisar produtos é uma maneira de abordar isso.
Você pode essencialmente se tornar uma autoridade no seu nicho recomendando produtos, livros, fazendo curadoria de ideias e ajudando as pessoas a encontrar as informações de que precisam para ter sucesso.
Você também pode revisar músicas, eventos, filmes, e qualquer coisa que exija uma opinião.
Aqui estão mais alguns exemplos de ótimas postagens de revisão:
- GoPro Hero 8 ou Hero 9 Black: qual vale a pena comprar?
- Comparação entre Moz Pro vs RankActive – B2B Stack
- Review do iPhone 12: celular da Apple impressiona, mas sem ousar muito
Você pode até mesmo combiná-los com uma postagem de instruções.
Isso cria conteúdo original e detalhado, em vez de apenas dizer se um produto é bom ou ruim.
Se combinar isso com “rich snippets”, poderá criar um resultado do Google que seja atraente e estimule a clicar.
Você pode adicionar estrelas nas revisões, seu nome e outras informações, também pode adicionar um “FAQ Schema”!
Eu vou explicar melhor como você pode utilizar “rich snippets” mais adiante no livro.
Estudos de Caso
Os estudos de caso são uma ótima forma de conteúdo original e de qualidade.
Eles podem ajudar as pessoas a entender o valor do seu produto ou serviço.
Também podem agregar valor aos clientes, ajudando-os a obter o máximo de seus produtos.
E de quebra atraem muitos benefícios de SEO.
Ao realizar um experimento ou tentar algo novo dentro do seu nicho de mercado, você pode criar um conteúdo valioso e exclusivo, enquanto compartilha novas ideias com seu público.
Os estudos de casos são exemplos práticos do que funciona no seu nicho e atraem bastante atenção, gerando muitos compartilhamentos nas redes sociais e backlinks de outros sites.
Rodadas de Especialistas
Nos posts estilo rodada de especialistas, você pede a especialistas no seu nicho para responder a uma pergunta específica.
Depois, você cria um conteúdo exclusivo e exibe as diferentes respostas de cada especialista.
Esse tipo de post é ótimo porque atrai muitos links e compartilhamentos nas redes sociais.
Os especialistas que foram entrevistados provavelmente compartilharão a postagem com seus seguidores, aumentando o alcance do post e atraindo backlinks de outros sites para o seu conteúdo.
Aqui estão alguns exemplos de postagens:
- 21 especialistas compartilham suas melhores dicas para criar conteúdo que seu público vai adorar
- Como se destacar online: 44 especialistas compartilham suas melhores dicas
- 19 especialistas locais em SEO compartilham sua dica de classificação nº 1
Posts Tipo Página de Recursos
As postagens do tipo “página de recursos” reúnem as melhores ferramentas, dicas, artigos e tutoriais de toda a internet.
É um tipo de conteúdo curado ótimo para SEO, porque atrai muitos backlinks e compartilhamentos nas redes sociais, principalmente dos sites que foram citados nas postagens.
É um tipo de postagem que eu gosto bastante de usar nos meus sites.
Esse é um exemplo de post tipo “página de recursos” no meu blog:
- As 73 Melhores Ferramentas de SEO
Esse modelo de conteúdo pode ser usado em conjunto com qualquer um dos outros tipos de postagem.
Podcast ou Notas em Vídeos
Se seu conteúdo é baseado em áudio ou vídeo, usar transcrições ou criar cortes de programas é uma ótima maneira de reaproveitar seu podcast.
Você pode enviar os cortes para a sua lista de e-mails, compartilhar nas redes sociais, ou adicionar as postagens do blog depois que qualquer vídeo ou podcast foi lançado.
Esse é um exemplo para você dar uma olhada e usar como inspiração para sua estratégia:
A Estrutura de Conteúdo de 4 Pontos
A estrutura de conteúdo de quatro pontos desenvolvida por Neil Patel, tem como objetivo prender o leitor e aumentar seu tempo no site.
Todos nós sabemos o que acontece quando os leitores passam mais tempo lendo nosso conteúdo.
Mais confiança, mais leads, mais vendas e classificações mais altas nos resultados.
Vamos ver como isso funciona na prática.
O ponto 1 é o título:
Acertar o título é fundamental, pois é ele que vai prender o leitor e fazê-lo ler o artigo.
O ponto 2 é dividir seu conteúdo com imagens, subtítulos e vídeos:
Por quê?
Porque os visitantes não leem os artigos palavra por palavra, em vez disso, eles “escaneiam” a página em pequenas seções de cada vez.
Se uma postagem de blog for bem dividida e com uma boa formatação, seus leitores farão a varredura aos poucos, passando mais tempo no site do que se o artigo fosse apenas um grande bloco de texto.
O ponto 3 é contar bem a história:
Não adianta apenas listas táticas e estratégias, isso não é suficiente. Se você quiser prender a atenção do leitor, precisa tornar sua escrita mais cativante, atraente. E para isso, nada melhor do que contar uma boa história.
O ponto 4 é a revisão do rascunho final:
Você pode contratar um editor ou usar aplicativos para corrigir erros de digitação e gramática, eliminar palavras desnecessárias e se certificar que o conteúdo está bem escrito e organizado.
Acerte todos esses quatro pontos e você terá um conteúdo de sucesso.
Agora você já conhece os 8 modelos de conteúdo que fazem mais sucesso para SEO, vamos dar uma olhada em como gerar ideias para um bom texto SEO.