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SEO Marketing: O Guia Definitivo

4.6/5

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Ideias para Texto SEO

Você já deve ter se perguntado várias vezes: sobre o que eu vou escrever agora?

Que tipo de conteúdo eu devo criar para o meu público?

Criar conteúdo novo o tempo todo é uma tarefa difícil e desafiadora, ainda mais quando você tem que se preocupar em escrever para as pessoas e o Google ao mesmo tempo.

Mas existem algumas maneiras de você gerar novas ideias constantemente que o seu público vai gostar e o Google também.

E basicamente 8 modelos de conteúdo para SEO que mais funcionam.

Esses são alguns métodos que você pode utilizar…

AnswerThePublic

AnswerThePublic é uma mina de ouro de insights do consumidor que você pode usar para criar conteúdo, produtos e serviços novos.

O tipo que seus clientes realmente desejam.

É uma ferramenta gratuita que mostra as perguntas mais frequentes e frases que as pessoas usam nos mecanismos de busca.

Eu já a mencionei anteriormente no capítulo de pesquisas de palavras-chave.

Na barra de pesquisa, digite a palavra-chave ampla para o seu assunto.

Por exemplo: “marketing digital”. Em seguida, clique no botão “Search”.

Answer the Public

Você vai ver uma roda de perguntas que as pessoas geralmente fazem relacionadas ao seu tópico.

Tem todo o tipo de pergunta e divididas por intenção, o que ajuda bastante na hora de escolher o conteúdo certo para o seu site.

Tudo o que você precisa fazer é escolher uma pergunta e escrever um conteúdo que forneça a resposta.

Sugestão de leitura: O Que é Um Texto SEO

Quora

O Quora é um site de perguntas e respostas.

Se você tem uma dúvida, um problema, é só entrar no site e fazer uma pergunta, que a comunidade de usuários vai lhe dar a resposta.

É outra excelente fonte de ideias para conteúdo, já que além de descobrir quais são as principais dúvidas do seu público, você já encontra a melhor resposta.

Você pode usar qualquer uma das perguntas como base para o seu conteúdo, ou pode tentar responder o conteúdo, ver qual a reação das pessoas e então decidir se deve ou não usá-lo em seu site.

Dependendo do tópico, você terá que fazer algumas pesquisas para encontrar as melhores ideias para conteúdo.

Para isso, eu costumo utilizar a seguinte “string” de pesquisa no Google:

site:pt.quora.com “tópico”

Quora

Dessa forma você consegue pesquisar no Google apenas dentro do site do Quora e descobrir as perguntas frequentes que as pessoas estão fazendo relacionadas ao seu tópico.

E se eles estão fazendo essas perguntas no Quora, provavelmente também estão fazendo no Google.

Google: As Pessoas Também Perguntam

Essa é a minha forma preferida de descobrir tópicos para conteúdo, porque o Google está lhe mostrando literalmente as perguntas e dúvidas mais procuradas.

Primeiro, procure uma palavra-chave na pesquisa do Google.

E fique de olho na caixa “As pessoas também perguntam” que aparece nos resultados.

Google as pessoas também perguntam

 

Essas são perguntas que as pessoas fazem sobre o tópico da palavra-chave que você digitou.

E se o Google está mostrando, é porque elas são as mais procuradas.

Dica: se você clicar para expandir uma das perguntas, verá uma resposta e o Google mostrará ainda mais perguntas.

Espionando Notícias

Outra ótima forma de criar conteúdo é espionando notícias que estão em alta no momento.

Uma maneira simples de encontrar tópicos para falar é ir ao Google e pesquisar o seu tópico na seção “notícias” das pesquisas:

Google Notícias

Isso trará todas as notícias mais recentes em seu nicho nas últimas semanas.

Mas há uma maneira ainda mais simples.

Você pode criar um Alerta do Google para enviar um e-mail sempre que uma nova notícia for postada.

Assim, você não precisa ficar pesquisando toda hora e descobre a notícia antes dos seus concorrentes.

Criar um alerta é simples, vá para o Google Alertas, digite o tópico que você quer receber os alertas, escolha com que frequência gostaria de receber, o idioma, a região, fonte e quantidade de alertas.

Depois é só informar o e-mail onde gostaria de receber os alertas.

Google Alertas

Toda vez que uma notícia nova aparecer no Google sobre o tema, você receberá um aviso por e-mail na hora!

Pergunte ao seu Público

Não existe nada melhor para saber o que o seu público quer, do que perguntar a ele.

É uma das melhores maneiras de gerar ideias de conteúdo.

Para isso, basta criar uma pesquisa perguntando quais são seus maiores problemas e quais assuntos eles gostariam que você abordasse.

Você pode utilizar o SurveyMonkey ou os Formulários do Google se quiser uma versão mais simples e totalmente gratuita.

Depois é só enviar por e-mail, ou se você ainda não tiver uma lista de e-mails de clientes, pode fazer a pesquisa em grupos do Facebook ou outras comunidades que o seu público faça parte.

Descubra Tópicos do BuzzSumo

Este é um recurso pouco conhecido dentro do BuzzSumo que eu adoro.

O BuzzSumo é uma ferramenta incrível para descobrir conteúdo, oportunidades de backlinks, tópicos do momento, influencers no seu nicho, conteúdos virais e várias outras coisas.

Apesar de pagar, você pode testar grátis durante 30 dias! Eu vou falar mais sobre essa ferramenta no artigo “Ferramentas de SEO”.

Com esse recurso em particular, você consegue descobrir tópicos inexplorados.

Para usá-lo, clique na aba “Discover” depois em “Topics” e digite uma ideia de tópico como faria normalmente.

Buzzsumo

O legal desse recurso é que ele não fornece apenas variações da palavra-chave que você digitou. É muito mais avançado do que isso.

Em vez de variações, o Discover Topics do BuzzSumo oferece ideias de tópicos relacionados.

BuzzSumo Descubra Tópicos

Agora que você já viu como descobrir tópicos e gerar ideias para conteúdo do site, vamos ver alguns modelos de conteúdo mais usados e que já fazem sucesso na internet.