Por que o SEO é tão importante?
A maior parte do tráfego para sites vem das pesquisas nas ferramentas de busca.
De acordo com um estudo da GrowthBadger, 60% de todo o tráfego da internet vêm de ferramentas de pesquisa como o Google, Bing, Yahoo e YouTube.
Isso é 10 vezes maior do que o tráfego originado pelas redes sociais.
Isso significa que se você não aparece nos primeiros resultados do Google, seu negócio praticamente não existe na internet.
Vou lhe mostrar a importância do SEO com um exemplo: vamos supor que você tenha um negócio de empréstimo online.
De acordo com o Planejador de Palavras-Chave do Google, de 100 mil (a 1 milhão) de pessoas procuram por “empréstimo online” todos os meses.
Considerando que o primeiro resultado orgânico recebe aproximadamente 31,7% dos clicks (Fonte: Backlinko), o site que aparece em primeiro terá uma média de 31.700 mil visitas/mês.
Quanto isso custaria para um anunciante (resultados pagos)?
Para o seu anúncio aparecer em primeiro, o custo por clique da mesma palavra-chave, “empréstimo online”, gira em torno de R$ 13,12.
Isso significa que você paga R$ 13,12 por cada pessoa que clicar no seu anúncio.
Então, para ter o mesmo resultado do tráfego orgânico, você gastaria R$ 415.904 mil reais por mês!
(Quantidade de visitas X Custo por clique = custo mensal)
31.700 mil visitas X R$ 13,12 = R$ 415.904,00
E isso é só para uma palavra-chave!
Se o seu site estiver bem otimizado para os mecanismos de busca, você pode ranquear para dezenas, às vezes centenas de variações da mesma palavra-chave.
Já imaginou o que isso significa?
Alguns nichos de mercado, como mercado imobiliário, finanças… o custo por clique de cada palavra-chave pode ser muito alto.
Entendeu por que o SEO é tão importante?
Veja também: