Para que alguém crie um link para o seu site ou página, precisa ter um conteúdo de qualidade.
Pode ser um post, vídeo, questionário, infográfico… basicamente alguma coisa que as pessoas queiram mencionar.
Por isso que SEO e marketing de conteúdo andam juntos.
Uma vez que você criou um conteúdo incrível, que estimule as pessoas a mencioná-lo a ponto de criar um backlink para o seu site, é hora de conseguir esses backlinks.
Essas são algumas técnicas que você pode usar para conseguir backlinks.
Links Quebrados
A maioria dos sites tem centenas, às vezes milhares de links.
Por alguma razão, esses links podem parar de funcionar, principalmente quando uma página não existe mais.
Esse tipo de erro é conhecido como “Erro 404”.
A melhor maneira de encontrar esses “links quebrados” é procurar páginas de links no seu nicho.
Se você está no nicho de “crossfit” por exemplo, pode procurar no Google utilizando essas strings:
- “cross fit” + “sites recomendados”
- “cross fit” + “links”
Você pode facilmente descobrir se essas páginas têm algum link quebrado, utilizando uma extensão grátis para o Google Chrome chamada “Check My Links”.
A extensão automaticamente encontrará os links quebrados em uma página e mostrará em vermelho para que você os identifique.
A única coisa que você precisa fazer depois é entrar em contato com o dono da página e informar que ele tem um link quebrado apontando para um conteúdo que não existe mais.
E informar que você tem um conteúdo tão bom quanto ou melhor sobre o mesmo tema, e perguntar se ele não gostaria de incluir o seu conteúdo no lugar.
Se o seu conteúdo for bom o suficiente, o dono da página ficará mais que feliz em criar um link para o seu conteúdo e corrigir o link quebrado.
Veja aqui: Como verificar backlinks (backlink checker)
Post Convidado
A maioria dos donos de sites não tem tempo para ficar escrevendo conteúdo novo.
Você pode se aproveitar disso e se oferecer para escrever um post como convidado.
“Guest posting”, como isso é chamado, é uma das melhores maneiras de conseguir backlinks para o seu site.
A ideia por trás do post convidado é simples:
- Você escreve um conteúdo de alta qualidade.
- Inclui alguns links para o seu site no texto do conteúdo.
- Você publica o seu conteúdo no blog de outra pessoa como convidado, de preferência, um blog com autoridade de domínio alta e no seu nicho.
Ultimamente tem sido cada vez mais difícil conseguir links com “guest posting”.
Os donos de blogs estão cobrando para que o seu conteúdo seja publicado, mas se você tiver paciência e souber procurar, é uma técnica que vale muito a pena.
Para começar com o post convidado, existem alguns passos que você precisa seguir:
- Encontre blogs dispostos a publicar seu conteúdo.
- Qualifique esses blogs.
- Entre em contato com os donos.
- Crie um conteúdo de alta qualidade.
- Construa a relação e publique seu conteúdo.
O mais difícil é encontrar esses blogs que aceitam posts convidados. Para encontrar sites que publicam esse tipo de conteúdo, você pode utilizar algumas “strings” de procura no Google, como:
Palavra-chave + “guest post”
Palavra-chave + “guest article”
Palavra-chave + “Add Guest Post”
Palavra-chave + “Submit Guest Post”
Palavra-chave + “Guest Post Guidelines”
Palavra-chave + “become a contributor”
Palavra-chave + “contribute to this site”
Palavra-chave + “Add Content”
Palavra-chave + “write for us”
Palavra-chave + “write for me”
Palavra-chave + “submit your writing”
Palavra-chave + “submit article”
Palavra-chave + “blogueiro convidado”
Palavra-chave + “postagem de convidado”
Palavra-chave + “artigo de convidado”
Palavra-chave + “Enviar postagem de convidado”
Palavra-chave + “Enviar um artigo convidado”
Palavra-chave + “tornar-se um contribuidor”
Palavra-chave + “contribuir para este site”
Palavra-chave + “Adicionar Conteúdo”
Palavra-chave + “escreva para nós”
Palavra-chave + “escreva para mim”
Palavra-chave + “enviar sua redação”
Palavra-chave + “enviar artigo”
Por exemplo, vamos supor que você queira publicar um artigo sobre “viagem para Bali”.
Você procuraria no Google:
Faça uma lista de todos os blogs que aceitam post convidado, classifique os melhores de acordo com a autoridade de cada site e entre em contato com os donos oferecendo-se para escrever para eles.
Envie Testemunhos em seu Nicho
Se você utiliza algum produto ou serviço que gosta, você pode entrar em contato com a empresa responsável e enviar um testemunho para eles.
As empresas adoram mostrar testemunhos de pessoas reais que utilizam seus serviços ou produtos.
Comece com uma lista de produtos ou serviços que você já usa, ou gostaria de usar.
Se tiver problema em gerar essa lista, procure pelos melhores serviços ou produtos no seu nicho.
Depois, procure o contato dos produtos ou serviços no site e crie uma planilha com o e-mail de cada um, o produto/serviço e site correspondente.
Você pode usar uma dessas ferramentas abaixo para ajudá-lo a encontrar os endereços de e-mail dos sites:
Antes de perder tempo criando um depoimento, primeiro, sugira a ideia de que eles poderiam ter um depoimento seu.
Você pode seguir o passo a passo abaixo para aumentar as chances de sucesso:
- Apresente-se.
- Diga a eles como a ferramenta ou produto deles ajudou você.
- Inclua resultados específicos.
- Pergunte se você pode fazer um depoimento.
- Mantenha simples.
A maioria das vezes você consegue um testemunho em uma página do site do produto ou serviço. Basta ser gentil e enviar um testemunho curto e simples.
Revisão de Outros Blogs
Se você tem uma ferramenta, serviço, produto físico ou qualquer coisa de valor que venda, você pode facilmente transformar isso em backlinks de alta qualidade.
Como?
Oferecendo o seu produto ou serviço para outros sites/blogs de graça.
Encontre blogueiros no seu nicho que podem estar interessados no que você pode oferecer.
Por exemplo, se você tem um e-book sobre “receitas de bolos”, você pode procurar no Google por: “receitas de bolos”, “receita de bolo de cenoura”, “receita de bolo de chocolate” …
Vão aparecer vários resultados, desde blogs, a sites de notícias ou sites do tipo “como fazer” estilo o e-how.com.
Foque nos blogs e elimine os sites de notícias e “como fazer”. Tipo esse:
Entre em contato com o dono, usando um e-mail como esse:
*Não se esqueça de trocar os conteúdos em colchetes [ ], pelas suas informações.
Olá, [nome do proprietário do site],
Eu estava pesquisando por [algumas receitas de bolo] hoje, quando encontrei seu site [site].
Adorei!
Na verdade, acabei de lançar um e-book que [ensina as pessoas a fazer receitas de bolo incríveis em casa].
Normalmente cobro [R$] pelo e-book, mas ficaria feliz em enviá-lo grátis para você.
Você teria interesse?
Sucesso,
[Seu nome]
AVISO: Você precisa ter muito cuidado com a linguagem que usa nessa estratégia. Observe que você não oferece o seu produto ou serviço em troca de um link ou revisão… o que violaria o guia de regras de webmaster do Google. Em vez disso, envie o produto e deixe eles decidirem se ele merece ou não ser mencionado em seus blogs.
Reinvindicação de Link
Muitas vezes as pessoas escrevem sobre uma marca, mas não colocam um link para o site.
A reivindicação de link é simples: primeiro você encontra menções sobre sua marca ou site, que não têm um link para o seu site, e depois entra em contato com o dono do site e pede para ele incluir um link para o seu site.
Para encontrar menções da sua marca ou site na internet, você pode procurar no Google utilizando a “string” abaixo:
- “seusite.com.br” -inurl:seusite.com.br
- “marca” -inurl:seusite.com.br
* Troque “seusite.com.br” e “marca” pelo endereço do seu site ou sua marca.
Dessa forma você encontra todos os sites que mencionam o seu site, mas exclui todas as páginas do seu próprio site.
Seja criativo com suas palavras-chave, as pessoas podem escrever errado o nome da sua empresa com mais frequência do que você pensa.
Faça uma lista dos sites que você encontrou alguma menção ao seu site ou marca e verifique:
- Menções sem um link;
- Menções com links quebrados;
- Menções com links errados (erro 404).
Entre em contato com o dono do site usando um e-mail como esse:
Olá [Nome],
Vi que você mencionou meu site na [página]. Muito obrigado!
A propósito, vi que você não criou um link para o nosso site. Seria de grande utilidade para seus leitores se você adicionasse um link, para que eles possam saber mais sobre nós.
Aqui está o link que você pode usar: [URL].
Muito obrigado,
[Seu Nome]
*Não se esqueça de trocar os conteúdos em colchetes [ ], pelas suas informações.
DICA: Não se esqueça de enviar acompanhamentos depois do primeiro e-mail enviado. Muitas pessoas não respondem o primeiro e-mail, ou simplesmente esquecem de responder.
Método “Marca” ou “Site Falido”
Esse método consiste em três passos simples:
- Encontre marcas ou sites que faliram, estão desatualizados ou trocaram de nome recentemente;
- Depois, encontre sites que ainda apontam (tem links) para esses sites;
- Envie um e-mail para o responsável do site e informe que ele está apontando para um site/marca que não existe mais ou mudou de nome.
Eu lhe mostrarei como isso funciona na prática: vamos supor que você tenha um negócio online de camisetas.
A famosa marca de camisetas de SP, Banca de Camisetas, fechou as portas há alguns anos e o seu site “bancadecamisetas.com.br “não existe mais.
Isso significa que muitas páginas no site deles que simplesmente desapareceram, mas que outros sites continuam apontando.
Então, o primeiro passo é utilizar a ferramenta Ahrefs para encontrar todos os sites que apontam (têm backlinks) para o site do “bancadecamisetas.com.br”.
Infelizmente o O Ahrefs é uma ferramenta paga e bem cara, mas você pode utilizar outras opções mais em conta como o SemRush.
Uma vez que você encontrou todos os sites que apontam para o antigo site da Banca de Camisetas, clique na aba “Link Type” e selecione apenas os links “Dofollow’.
Depois é só clicar em “Export” para exportar todos os backlinks.
Com a lista em mãos, é hora de entrar em contato com os donos desses sites e informar que o site não existe mais.
Esse é um exemplo de e-mail que você pode utilizar:
Olá [nome],
Eu estava procurando por artigos sobre o [tópico] na internet, e encontrei seu excelente post: [título do Post].
Notei que você mencionou o [site Inexistente] em seu artigo.
Como você deve ter ouvido, o site [site Inexistente] não existe mais. Aqui está uma captura de tela de onde o link está localizado: [captura de tela]
Há pouco tempo eu publiquei um conteúdo sobre o mesmo [tópico]. Acho que pode ser um bom substituto para o [site Inexistente].
Espero que isso ajude você, tenha um ótimo dia!
Obrigado,
[Seu nome]
*Não se esqueça de trocar os conteúdos em colchetes [ ], pelas suas informações.
Na maioria das vezes as pessoas vão ficar mais do que felizes que você as avisou sobre o site inexistente e você tem grandes chances de ganhar um backlink para o seu conteúdo, desde que ele seja de qualidade igual ou superior.
Engenharia Reversa da Concorrência
Essa é uma das estratégias que eu mais gosto para conseguir backlinks.
Porque assim como você, os seus concorrentes provavelmente já gastaram muito tempo tentando adquirir backlinks, e você pode se beneficiar disso.
Independentemente do seu nicho de mercado, provavelmente você terá muitos concorrentes.
Cada concorrente seu é uma oportunidade de gerar backlinks. Portanto, recomendo que você reserve um tempo para analisar e fazer a engenharia reversa da sua concorrência.
Seus concorrentes devem gastar bastante dinheiro e tempo desenvolvendo estratégias de criação de backlinks.
Se você tem um orçamento pequeno, por que você tentaria competir com essas empresas?
Provavelmente você não conseguiria obter a mesma qualidade dos links que seus concorrentes obtêm.
A ideia aqui é simples: espie seus concorrentes e roube seus melhores backlinks!
Você está basicamente acompanhando seus concorrentes.
Eles trabalham duro para obter links, você os segue e obtém os mesmos.
Esta também é uma das estratégias de criação de links mais eficazes em termos de taxa de retorno e tempo geral investido por cada link.
Comece fazendo uma lista dos concorrentes que aparecem entre os cinco primeiros no Google para a palavra-chave que você deseja se classificar.
Não importa se eles são maiores ou menores que você.
Depois de criar sua lista de concorrentes, você precisa analisar o seu perfil de backlinks.
Minha ferramenta favorita para isso é novamente o Ahrefs, eles têm o maior banco de dados de backlinks do mundo.
A análise é simples: vá para o “Site Explorer” do Ahrefs, adicione o link de um de seus concorrentes e clique no botão laranja.
Depois, no menu do lado esquerdo, clique no link que diz: Backlinks.
Aqui você pode ver todos os backlinks que seu concorrente tem.
Para tornar sua análise mais interessante, clique no botão “Tipo de link” na barra acima dos resultados.
Dessa forma você pode organizar os links por aqueles que são “dofollow”, governamentais, educacionais e editoriais (ou seja, aqueles que estão vinculados naturalmente a uma parte do conteúdo).
Digamos que você queira ver os links “dofollow” de seu concorrente.
Exporte a lista de URLs que encontrar para cada concorrente. Depois de encontrar uma lista de backlinks, comece abrindo cada um dos backlinks em uma guia separada.
A partir daí, você precisa começar a pensar: como o meu concorrente conseguiu obter esse link?
Conforme você trabalha na lista de backlinks dos seus concorrentes, você terá uma boa noção desse processo.
Muitas vezes você poderá replicar os melhores backlinks dos seus concorrentes e descobrir novas oportunidades.
Vai conseguir ter uma ideia geral do que as pessoas gostam em seu nicho e ver que tipo de conteúdo obtém mais links.
Técnica Ímã de Backlinks
Já imaginou se você pudesse criar páginas no seu site que atraíssem backlinks como um ímã?
Isso é possível quando você usa a técnica “ímã” de backlinks.
E ela é bem simples…
Passo 1 – Descubra páginas que já receberam uma grande quantidade de links. Como você faz isso? De três formas:
- Examine as páginas dos seus concorrentes que receberam mais links. Vá para o Ahrefs, informe o endereço URL de um concorrente e clique na opção “Best by Links”.
Imediatamente você vai descobrir os tópicos que atraíram mais links no seu nicho.
- Outra maneira de descobrir é usando a ferramenta BuzzSumo. Abra a ferramenta, informe um tópico e ela vai lhe mostrar os conteúdos que foram mais compartilhados nas redes sociais e receberam mais links.
- Por último, você pode fazer a mesma coisa pelo YouTube. Vá para o canal de algum concorrente e classifique os seus vídeos pelos mais populares.
Usando essas três maneiras, você vai ser capaz de determinar quais os tipos de conteúdo que atraíram mais links.
Passo 2 – Depois que você descobriu o tipo de conteúdo que atrai mais links, chegou a hora de criar um conteúdo em torno do mesmo tópico, só que diferente, atualizado e muito melhor. Não economize tempo nem recursos para isso, você já sabe que as pessoas gostam desse tipo de conteúdo, é só fazer melhor.
Passo 3 – Entre em contato com as pessoas que linkaram para o conteúdo dos concorrentes e informe a respeito do seu conteúdo. Você pode usar esse modelo de e-mail:
Olá [Nome]
Estava pesquisando na internet sobre [tópico] e encontrei sua página [URL da página], parabéns pelo conteúdo!
Vi que você mencionou o post [URL do concorrente] no seu artigo, e isso faz sentido, porque é incrível.
Eu acabei de publicar um guia completo e atualizado sobre o [tópico], você gostaria de dar uma olhada?
Esse é o link do post [URL do seu conteúdo].
Deixe-me saber o que você achou.
Obrigado!
Abs.
[Seu Nome]
* Não se esqueça de substituir o conteúdo em colchetes [] pelo seu conteúdo.
Veja que você não pede nenhum link no início.
Caso o seu cliente em potencial responda positivamente, você retorna com um novo e-mail como esse:
Oi [Nome],
Que bom que gostou!
Se você achar que agrega valor aos seus leitores, fique à vontade para incluir um link no seu conteúdo para ele!
Abs,
[Seu Nome]
Teste diferentes modelos de e-mail, apenas certifique-se de oferecer algo de valor quando solicitar um link.
Comentários em Blogs do seu Nicho
Você pode pensar que os backlinks em comentários de blogs são uma técnica ultrapassada, que a maioria é “nofollow” e eles não servem para nada, mas não é bem assim.
Uma das coisas mais importantes para conseguir backlinks é construir relacionamentos.
A maioria das pessoas falha nas campanhas de backlinks porque querem ir direto ao ponto.
Assim como nas vendas, você precisa ir devagar, conquistar a confiança do cliente.
Antes de pedir um link, você precisa construir relacionamentos com os donos dos sites em potencial.
E os comentários em postagens são uma ótima maneira de fazer isso.
Primeiro, comece fazendo uma lista dos principais blogs no seu nicho.
Você pode procurar no Google usando “strings” como essas:
- Melhores blogs de + “nicho”
- Melhores sites de + “nicho”
- Top blogs de + “nicho”
Depois de fazer uma lista dos melhores blogs, passe a acompanhar as postagens deles.
Você pode criar um alerta no “Google Alertas” para isso.
Assim que um novo post for publicado, tente ser o primeiro a fazer um comentário.
Mas não pode ser qualquer comentário, precisa ser construtivo e agregar valor ao post.
Além de criar um backlink automático para o seu site, mesmo que seja “nofollow”, esse backlink é de um blog relevante no seu nicho e transfere autoridade.
Com o tempo, você vai se tornar conhecido do dono do site e vai começar a criar uma relação com ele.
A partir daí, fica muito mais fácil você sugerir uma parceria, se oferecer para escrever um post como convidado, pedir uma dica para um post estilo “rodada de experts”, ou mesmo sugerir a inserção direta de um link para algum conteúdo seu de qualidade.
E ai, o que achou dessas técnicas? Tem alguma técnica que você usa?
Deixe nos comentários abaixo: