O Que é SEO e Para Que Serve (guia Definitivo)

O que é SEO

O Que É SEO

SEO significa “Search Engine Optimization” ou otimização para mecanismos de busca.

Em outras palavras, é o processo de fazer com que páginas da Web apareçam nos resultados orgânicos (não pagos) das ferramentas de pesquisa, como Google, Bing e Yahoo.

O objetivo do SEO é aumentar a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa, consequentemente aumentando o tráfego (visitas) do site.

Entendeu o que é SEO? Agora eu vou te mostrar para que serve…

Para Que Serve o SEO?

Todos os dias são feitas mais de 3.5 bilhões de pesquisas no Google.

E essas pesquisas são feitas por pessoas do mundo todo procurando por:

  • Informações sobre algum assunto específico
  • Resolver um problema que eles tem
  • Aprender como fazer alguma coisa
  • Comprar um produto

As pesquisas são feitas com palavras-chave relacionadas aos assuntos que eles procuram.

Por exemplo:

Alguém interessado em aprender SEO, procuraria por:

  • O que é SEO
  • O que é SEO em marketing digital
  • O que é SEO de uma empresa
  • O que é SEO off page

O Google então procura na sua base de dados e retorna os resultados mais relevantes para cada pesquisa:

O que é SEO em marketing digital

Se o seu site aparece na primeira página, você tem a chance de ser visto por milhares de pessoas, “grátis”!

E se você oferece a solução para o problema delas, pode ganhar uma fortuna com isso!

Simplificando…

O objetivo do SEO é fazer a sua página aparecer nos primeiros resultados das pesquisas e gerar tráfego altamente qualificado para o seu site, mês após mês.

Esses são os tópicos que vamos abordar nesse guia completo de SEO:

Como Funciona o SEO do Google

Quando você faz uma pesquisa no Google, ou qualquer outro mecanismo de busca, um algoritmo trabalha em tempo real para te mostrar o resultado que ele acredita ser o “melhor”.

Tecnicamente, o Google escaneia a sua base de dados com “bilhões” de páginas até encontrar os melhores resultados para sua procura.

Mas como ele determina os melhores resultados?

Apesar do Google nunca revelar como funciona o seu algoritmo, nós sabemos que páginas e sites ranqueiam baseados em:

Relevância


Se você pesquisar por “campeonato brasileiro de futebol”, não quer ver páginas sobre basquete, não é mesmo?

É por isso que o Google procura, em primeiro lugar, páginas que estejam intimamente relacionadas à sua palavra-chave.

No entanto, o Google não classifica simplesmente as páginas mais relevantes em primeiro.

Isso porque podem existir milhares (ou mesmo milhões) de páginas relacionadas ao termo de procura.

Por exemplo:

A palavra “campeonato brasileiro de futebol” gera 58 milhões de resultados no Google!

Google pesquisa campeonato brasileiro de futebol

Autoridade


A autoridade é exatamente como parece: é a maneira do Google determinar se o conteúdo é relevante e confiável.

A pergunta é:

Como o Google sabe se uma página é autoridade no assunto?

Eles analisam o número de páginas vinculadas (que tem um link) para essa página.

Os links de outras páginas que apontam para determinada página são conhecidos como “backlinks” e contam como uma espécie de “voto de confiança”.

Veja aqui: o que é backlink!

Em geral, quanto mais backlinks uma página tem, melhor o posicionamento nos resultados.

Google Autoridade

De fato, a capacidade do Google de medir a autoridade por meio de links é o que o separa dos outros mecanismos de pesquisa, como o Yahoo, que veio antes dele.

Utilidade


Um conteúdo pode ser relevante e autoridade no assunto, mas se não for útil, o Google não o coloca entre os primeiros resultados.

Inclusive o Google já declarou publicamente que existe uma diferença entre “conteúdo de alta qualidade” e “conteúdo útil”.

Google utilidade

Vamos supor que você procure por “diabetes tipo 2” no Google.

O primeiro resultado que você clica, é uma página escrita por um médico especialista em diabetes.

Como essa página tem um conteúdo técnico de alta qualidade, recebeu muitos links de outras páginas relacionadas.

Porém, o conteúdo está totalmente desorganizado, mal formatado, cheio de jargão médico difícil de entender para a maioria das pessoas.

Em contraste, existe um outro resultado nas pesquisas que foi escrito por uma pessoa que tem diabetes tipo 2.

Apesar dessa página não ter tantos backlinks, o seu conteúdo é muito bem organizado, responde às principais dúvidas das pessoas de uma forma clara e objetiva.

É escrito de uma forma que todo mundo consegue entender.

Apesar dessa segunda página não ter tanta autoridade quanto a primeira, ela mesmo assim vai se posicionar bem nos resultados.

As vezes, até melhor que a primeira.

O Google mede a utilidade baseado na “experiência do usuário”.

Em outras palavras: como os usuários interagem com determinado resultado.

Se o Google percebe que as pessoas realmente gostam de uma página em particular nos resultados, essa página recebe um aumento significativo no ranking.

Google-Resultados Experiência do Usuário

Dica Valiosa Para SEO:

Crie um site que as pessoas amem!

Os mecanismos de busca são projetados para medir diferentes sinais na Web e encontrar os sites que as pessoas mais gostam.

Entregue a eles o que eles querem, dando sinais reais e não artificiais.

Agora é hora de colocar isso em prática com um tutorial passo a passo de SEO.

Como Fazer o SEO do Site

O SEO funciona otimizando o seu site para o mecanismo de busca que você quer aparecer nos resultados, seja o Google, Bing ou Yahoo.

O seu objetivo é garantir que o mecanismo de busca veja o seu site como o melhor resultado para determinada procura.

Como eles determinam o “melhor” resultado?

Baseado em um algoritmo que leva em conta a autoridade, relevância, utilidade, velocidade de carregamento e muito mais…

Por exemplo, o Google possui mais de 200 fatores de classificação em seu algoritmo.

Na maioria das vezes, quando alguém pensa em SEO, pensa em “Google SEO”.

É disparado o mecanismo de busca mais utilizado (97%) e por isso, vamos nos concentrar na otimização do seu site para o Google.

O que é Tráfego Orgânico vs Pago

Os resultados dos mecanismos de busca são divididos em duas seções distintas:

Resultados orgânicos e pagos.

Google Organico vs Pago

Resultados Orgânicos


Os resultados orgânicos são as páginas que aparecem por mérito.

É impossível pagar para aparecer entre os resultados orgânicos.

Os mecanismos de busca mostram os resultados orgânicos baseados em centenas de fatores.

No geral, os resultados orgânicos são considerados pelo Google como os sites mais relativos, confiáveis e autoritativos sobre o assunto.

Por isso, quando se fala em SEO, fala-se em aparecer entre os primeiros resultados orgânicos.

Resultados Pagos


São os anúncios que muitas vezes aparecem no topo da página de pesquisa ou no final.

Google Anuncios Pagos

Anúncios pagos são totalmente diferentes dos resultados orgânicos.

Aparecem em primeiro os anunciantes que estão dispostos a pagar mais por cada clique em um anúncio de determinada palavra-chave (Pay Per Click).

Basicamente, aparece em primeiro quem paga mais.

Por Que o SEO é Importante

SEO aumenta o tráfego (visitas).

Na verdade, as pesquisas são a maior e melhor fonte de tráfego. E “grátis”!

Veja essa pesquisa de onde a maioria do tráfego se origina na internet:

Por que o SEO é importante

Como você pode ver, 69% do tráfego na internet se origina através da pesquisa no Google. 

Se você somar a pesquisa nos outros mecanismos de busca, como Bing, Yahoo e Youtube (Youtube é a segunda maior ferramenta de pesquisa), esse número sobe para 76% de todo tráfego.

Ou seja, se você não aparece nos primeiros resultados dos mecanismos de busca, seu negócio praticamente não existe na internet.

Vou te mostrar a importância do SEO com um exemplo:

Vamos supor que você tenha um negócio de empréstimo online.

De acordo com o Google Keyword Planner, 100 mil pessoas procuram por “empréstimo online” todos os meses.

Considerando que o primeiro resultado orgânico recebe aproximadamente 31,7% dos clicks, o site que aparece em primeiro (resultados orgânicos) terá uma média de 31,7 mil visitas mês.

Google CTR Posicionamento

Quanto isso custaria para um anunciante (resultados pagos)?

O custo por clique para a mesma palavra-chave “empréstimo online” gira em torno de R$2,12 por cada clique.

Isso significa que cada pessoa que clicar no seu anúncio, você paga R$2,12.

Então, para ter o mesmo resultado do tráfego orgânico, você gastaria R$67.2 mil reais por mês!

(Quantidade de visitas X Custo por clique = custo mensal)

31,7 mil visitas X R$2,12 = R$ 67.204,00

E isso é só para uma palavra-chave!

Se o seu site é bem otimizado para os mecanismos de buscas, você pode ranquear para dezenas, às vezes centenas de variações da mesma palavra-chave.

Já imaginou o que isso significa?

Alguns nichos de mercado, como mercado imobiliário, finanças… o custo por clique de cada palavra-chave pode ser muito alto.

Palavras-Chave e Intenção

Palavras-chave são as palavras e frases que as pessoas digitam nos mecanismos de pesquisa quando procuram por alguma coisa.

Palavra-chave

Essas palavras-chave (ou consultas de pesquisa) ajudam os mecanismos de pesquisa a encontrar o conteúdo mais preciso para sua consulta.

Isso significa que as palavras-chave principais dos seus sites devem se concentrar no que as pessoas procuram.

Dependendo do seu tipo de negócio, essas palavras podem ser:

  • Receita de bolo de cenoura
  • Curso online de marketing
  • Dieta cetogência
  • Camiseta de rock
Eu escrevi um artigo explicando exatamente o que são palavras-chave!

Intenção das Palavras-Chave

A melhor coisa das palavras-chave é que as pessoas estão literalmente dizendo o que querem.

Seu trabalho como dono de um negócio é dar a eles o que eles procuram.

Diferentes tipos de palavras-chave sinalizam intenções diferentes.

Existem três tipos de intenção de palavra-chave:

  1. Navegação: o pesquisador deseja acessar um site ou página específica
  2. Informativo: o pesquisador deseja aprender sobre algo
  3. Comercial: o pesquisador deseja comprar alguma coisa

Esses tipos de intenção ficam claros de acordo com determinadas palavras usadas na procura.

Por exemplo:

Navegação:
As pessoas geralmente usam o nome da marca, site…
Exemplo: Amazon, Nike, Mercado Livre, UOL…

Informativo:
As pessoas usam palavras do tipo:
Como fazer…, O que é…, Guia…, Tutorial

Comercial:
As pessoas usam palavras do tipo: comprar, desconto, melhor, oferta

Você consegue perceber a diferença de intenção em cada tipo de procura?

É importante que você entenda para poder otimizar o seu conteúdo, atrair a pessoa certa e ter o resultado desejado no seu site.

Você não vai tentar competir com quem procura por “Nike” no Google.

Palavras-chave Intenção

Você não só vai perder, como vai atrair um visitante que rapidamente vai abandonar o seu site e procurar o certo.

Por outro lado, você pode tentar competir para palavras informativas ou comerciais.

Palavras-chave informativas e comerciais

Porque na maioria das vezes as pessoas não querem ler a sugestão da Nike.

Elas querem a opinião de uma terceira pessoa, alguém igual a elas, que já testou e usou o produto.

Agora você já sabe o que são palavras-chave e a importância delas para o sucesso do seu negócio.

Palavras-chave ajudam os mecanismos de busca conectar as pessoas certas com as páginas certas.

Ao usar as palavras-chave corretas, você informa aos mecanismos de busca como o Google do que se trata o seu site ou conteúdo, para que ele seja mostrado para as pessoas certas.

Pesquisas diferentes tem intenções diferentes:

  • Navegação
  • Informativo
  • Comercial

O Que é Um Texto SEO

Agora que você entendeu o que são palavras-chave e como elas funcionam, você precisa aplicar isso ao texto da sua página.

Um texto SEO nada mais é do que um texto planejado, criado e otimizado para as palavras-chave que você quer aparecer nos mecanismos de busca.

Não é segredo que para aparecer na primeira página do Google você precisa de um conteúdo incrível.

Mas apenas exibir um conteúdo de alta qualidade não é suficiente.

Para o seu conteúdo ranquear, ele precisa de uma otimização legítima para os mecanismos de pesquisa.

Resumindo:

Conteúdo incrível + SEO sólido na página (On Page SEO) = Texto SEO

Use as palavras-chave no conteúdo do texto


Adicionar as palavras-chave no conteúdo do seu texto é MUITO importante para ranquear.

A dúvida é: com que frequência você deve usar as palavras-chave no texto?

Não existe uma porcentagem perfeita de densidade de palavras chave.

De fato, o Google afirmou que eles não prestam atenção na densidade de palavras-chave.

Pela minha experiência, o local onde você usa as palavras-chave é mais importante que a quantidade.

Você deve garantir que a sua palavra-chave apareça em:

Eu recomendo utilizar a palavra chave somente uma vez no título da página.

Sua palavra-chave não precisa aparecer no primeiro parágrafo para funcionar.

Desde que você use sua palavra-chave alvo nas suas primeiras 100 a 150 palavras, está tudo certo.

Use apenas uma tag H1 por página.

As tags H1 são como mini tags de título e se você utilizar mais de uma por página, poderá confundir os mecanismos de busca.

Isso é o básico que você precisa fazer para um texto bem estruturado em SEO.

Existe muito mais coisa a fazer, mas isso será abordado em um novo artigo específico sobre otimização de texto para SEO.

O Que é Um Profissional de SEO

Um profissional de SEO (também conhecido como “especialista em SEO”) é alguém que otimiza sites para alcançar classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa.

Em outras palavras:

Um profissional de SEO é alguém que sabe como ranquear páginas e obter mais tráfego dos mecanismos de pesquisa.

Como é uma profissão nova, você não vai aprender numa faculdade tradicional, apesar de hoje já existirem alguns cursos.

Geralmente os profissionais de SEO aprendem:

  • Fazendo um curso online de SEO
  • Aprendendo otimizando o seu próprio site
  • Trabalhando em uma agência de SEO
  • Lendo tutoriais e vídeos na internet
  • Através de um mentor

SEO é muito mais do que simplesmente otimizar um texto utilizando palavras-chave.

Na verdade, um profissional de SEO é alguém com várias habilidades diferentes em marketing digital.

Essas são algumas das habilidades que um profissional de SEO deve ter:

Habilidade de pesquisar e encontrar palavras-chave com alto volume e baixa competição

  • Conhecimento de HTML
  • Onde e como utilizar as palavras-chave em uma página
  • Habilidades médias a avançadas de copywriting
  • Conhecimento de webdesign, conteúdo visual, infográficos, vídeos…
  • Habilidade de promover e adquirir backlinks para páginas
  • Conhecimento de como o SEO técnico afeta o posicionamento nos resultados
  • Estar atento às tendências de SEO e as mudanças no algorítmo

Espero que esse artigo tenha ajudado você a entender o que é SEO e para que serve.

E agora eu gostaria de ouvir o que você tem a dizer.

Que parte do SEO você gostaria de saber mais?

Você já trabalha com SEO ou gostaria de começar?

Me diga deixando um rápido comentário abaixo:

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O que você achou desse post? Ficou claro o que é SEO e para que serve? Deixe sua opinião ou sugestão de um novo tópico nos comentários abaixo. 

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